Laboratório de Física recebe novos equipamentos

Por em 9 de agosto de 2012

Aconteceu, na tarde de hoje (9), a entrega de equipamentos para o Laboratório de Física III, no prédio dos Cursos de Matemática e Física – Campus Paulo VI.

O evento contou com a presença da diretora do Centro de Educação, Ciências Naturais e Exatas (Cecen), Andréa de Araújo; do diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Jorge Passinho; do diretor do Curso de Física, Welberth Santos Ferreira; do chefe de departamento do referido Curso, Paulo Sérgio Feitosa; do chefe do Laboratório de Física III, José de Ribamar Pestana; além dos professores do CCT e Cecen, Carlos Alberto, Aldo Silva e Fernando Moucherek.

O momento de entrega dos aparelhos ao chefe do Laboratório foi de integração entre os diretores e professores dos Centros. Cerca de 230 equipamentos foram entregues, dentre eles um gerador eletrostático de correia, um modelo elementar arranjo atômico e um conjunto para determinação das raias espectrais do Hg. O material servirá para atividades práticas tanto do Curso de Física, como para os demais das áreas técnicas e exatas.

Sobre a importância do episódio, o professor Jorge Passinho destacou: “Os dois Centros ganham quando trabalham em parceria, porque o Laboratório de Física atente ao curso de Matemática, Física e Engenharias. Hoje, nós não podemos desassociar o ensino prático a teoria, principalmente porque essas áreas necessitam realizar experimentos”.

“O importante é que os aparelhos vão enriquecer esse espaço de estudo, destinado para estudantes tanto do bacharelado, quanto da licenciatura que tem aula aqui ”, completou a professora Andréa de Araújo.

O professor Welberth Ferreira, destacou por sua vez que esse material chega em um momento oportuno e irá ajudar no teor qualitativo das aulas ao longo do semestre, facilitando a aprendizado dos alunos, que não terão apenas a parte teórica, mas uma complementação experimental com aparelhos de ponta.