Oficinas marcam a programação da IV Semana de Música da Uema

Por em 31 de agosto de 2012

Dando continuidade às atividades programadas da IV Semana de Música da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), estão sendo oferecidas as oficinas, desde o dia 29, sempre no período da manhã, em diversos espaços do Centro Histórico.

Ministradas por renomados professores da área de música, estão sendo realizadas as oficinas de atividades lúdico-musicais, de percussão, de guitarra, de canto coral, de improvisação, de piano e de violão.

De acordo com o acadêmico do 5º período do curso de Música da Uema, Joaquim Lira, participante da oficina de piano, essa atividade tem importância fundamental e, segundo ele, “todo licenciado em música tem o dever de conhecer um instrumento harmônico, visto que esses instrumentos são utilizados pelos professores para musicalizar seus alunos. Logo, essa preparação deve começar na universidade”, enfatizou.

O professor Carlos Kater, ministrante da oficina de atividades lúdico-musicais destacou que um dos objetivos da atividade é “dar ênfase aos procedimentos de humanização no processo educativo musical. Para isso, são utilizados jogos de escuta, de expressão e criativos, todos com o intuito de musicalizar e educar”, ressaltou Kater.

Segundo o acadêmico do 5º período de Música da Uema, Raybe Ferreira, que participa da oficina de atividades lúdico-musicais, “essa atividade amplia um leque de possibilidades a serem aplicadas na musicalização de públicos diversos, contemplando desde o público o infantil até o adulto. Além das experiências compartilhadas, temos aprendido também uma série de procedimentos de passagem necessários para alcançar esses diferentes públicos”, asseverou.

As atividades da IV Semana de Música de Música serão encerradas hoje à noite (31), a partir das 19h, no auditório do prédio de Arquitetura e Urbanismo da Uema. Na ocasião, haverá um concerto com a Infinity Jazz Band , sob a regência de Jim Haward III.