Segundo dia do Conem é marcado por grande movimentação

Por em 2 de agosto de 2012

Apresentações, minicursos, palestras e sessões técnicas movimentaram o segundo dia do VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem), que está sendo realizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (Ifma), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.

A sétima edição do Conem obteve, aproximadamente, 1.300 inscrições. Ao todo, estão sendo apresentados 1.190 trabalhos científicos. Dentre eles, está o do engenheiro mecânico Paulo Roberto Ribeiro Filho, egresso da Uema, que apresentou na sessão de pôsteres sua pesquisa: “Avaliação de Qualidade do Sistema de Ar Comprimido da Usina de Pelotização da Empresa de Mineração Vale, São Luís-MA”.

Paulo explica que além dos resultados sobre a qualidade do ar, o estudo trouxe outras implicações: “Nós fizemos um levantamento de quanto estava sendo o custo para produção de ar comprimido nessas condições, e observamos que estava bem acima dos valores recomendados pelas normas, então reestabelecemos planos de manutenção, processos de intervenções de caráter corretivo e preventivo, desta forma, tivemos uma redução de custos, que se enquadrava a essas normas, uma economia de mais 500 mil reais”.

Profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de diversos estados do país participam do Congresso, que oferece uma ampla discussão científica e tecnológica sobre o tema, “Engenharia em Destaque”, que abrange a relevância dos mais variados segmentos da área.

“O evento está sendo muito bom. Todas as palestras que assisti foram muito boas, os trabalhos também estão em alto nível, os pôsteres com excelente padrão de qualidade. Gostei muito de uma apresentação da minha faculdade, (Universidade Federal Fluminense – UFF) sobre materiais elastoplásticos”, afirmou a engenheira mecânica, Renata Ribeiro dos Reis.

O vice-presidente do Conem 2012, Jean Robert Rodrigues destacou na oportunidade: “nós temos a participação de inúmeras universidade, por meio dos seus programas de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, bem como pelos trabalhos, com isso, os nossos alunos estão tendo a oportunidade de ver a engenharia com outra projeção. Nós nos sentimos felizes pelo evento está acontecendo em nossa cidade, que vem abrilhantar os mais de 40 anos de existência do curso na Uema”.

O evento segue até amanhã (3). A programação pode ser obtida por meio do endereço www.conem2012.com.br.