Semana das Ciências Agrárias da Uema abordará certificação de produtos orgânicos

Por em 6 de agosto de 2012

Como termo utilizado na agricultura orgânica, a certificação significa a garantia da procedência e qualidade dos produtos obtidos. Trata-se, portanto, de um processo de auditoria de origem e trajetória de produtos agrícolas e industriais, desde sua fonte de produção até o ponto final de venda ao consumidor.

Devido à importância do tema, a “Certificação de produtos da agricultura orgânica no Maranhão” será amplamente explorada em uma das palestras realizadas durante a I Semana das Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que acontece no período de 14 a 17 de agosto, no Campus Universitário Paulo VI, em São Luís.

O assunto será abordado no último dia do evento, 17 de agosto, a partir das 10h30, no auditório do Mestrado em Agroecologia, onde os professores doutores Ronaldo Coutinho Rodrigues, da Delegacia Federal de Agricultura no Estado do Maranhão (DFA-MA), palestrante titular; e Josilda Junqueira Ayres Gomes (Uema), mediadora, tratarão de todos os aspectos que permeiam o processo da certificação no estado.

Membro suplente da Comissão da Produção Orgânica no Estado do Maranhão (CPOrg- MA), representando a Uema, a professora Josilda adianta alguns pontos que serão tratados na palestra, a exemplo de que as entidades certificadoras precisam obrigatoriamente ser credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e “acreditada” pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

“No Brasil, a certificação orgânica é feita por várias certificadoras nacionais credenciadas no MAPA, dentre as quais, duas atuam no Maranhão: o Instituto Biodinâmico (IBD Certificação) e a Ecocert Brasil. Ambas certificam por auditoria, mas ainda existem os Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPAC), que também serão abordados na palestra”, explica.

No que diz respeito às vantagens desse procedimento, Josilda Ayres se antecipa, afirmando que “ele tem servido de instrumento de inclusão social de pequenos produtores rurais, gerando desenvolvimento local. Já para o consumidor, destaca-se a garantia de alimentos mais ricos em nutrientes, saudáveis e saborosos, produzidos sem adubos químicos e pesticidas, sendo, portanto, livre de qualquer resíduo de agrotóxico prejudicial à saúde. Sem contar o fato de a produção orgânica respeitar o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação, já que adota sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão de obra”, elenca.

Para quem tem interesse na temática, esses e outros pontos serão detalhadamente apresentados na palestra, por se tratar de um assunto que afeta tanto a vida de produtores quanto de consumidores de alimentos da agricultura orgânica.

A SEMANA – Com o tema “As Ciências Agrárias, produção e equilíbrio ambiental”, a Semana é um evento de caráter científico, no qual serão apresentados os mais recentes avanços e pesquisas destas áreas. As inscrições para esse evento continuam abertas no endereço www.semanadecienciasagrarias.uema.br. Para mais informações, também acesse www.semanadecienciasagrarias.uema.br, envie sua pergunta para o email semanadasagrarias@uema.br, ou ainda fale com os organizadores do evento, ligando para (98) 3245-2688.