Uema dá início ao Seminário de Gestão Administrativa

Por em 6 de agosto de 2012

Com o intuito de discutir temáticas específicas do cotidiano institucional, com ênfase na gestão administrativa, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realiza, durante todo o dia de hoje (06) e de amanhã (07), o Seminário de Gestão Administrativa.

Destinado aos gestores e assessores do nível estratégico de planejamento, decisão e controle da instituição, o evento, que está sendo coordenado pelo professor César Choairy, visa também a promoção do nivelamento de informações, bem como à ampliação de conhecimentos técnicos indispensáveis ao melhor desempenho da gestão pública universitária.

Nesta manhã, o reitor José Augusto Silva Oliveira, dando início ao Seminário, agradeceu a presença dos gestores e desejou um encontro com resultados positivos. “Espero que este seminário proporcione uma troca de experiências e que o diálogo se concretize como uma complementaridade de ações”, ressaltou.

Em seguida, o professor José Augusto proferiu a palestra “O gestor de hoje e a Uema do futuro”.  Na sua exposição, ele destacou que “a gestão eficaz e eficiente busca a superação de limites e soluções inovadoras comprometidas com a qualidade do ensino. Gerir envolve simultaneamente a capacidade de administrar concomitantemente os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos de forma descentralizada, democrática e participativa”, refletiu.

Atualmente, a Instituição tem sido caracterizada por uma gestão democrática, participativa e empreendedora que, primando pela qualidade da gestão universitária, vem transformando os desafios do fazer cotidiano em oportunidades de crescimento da instituição.

Quanto ao futuro da Uema, o reitor afirmou que é percebido como decisivo para o Maranhão, devendo, desse modo, crescer em sintonia com o governo estadual. E, à instituição, cabe a responsabilização pelo processo de sua interiorização.

“Precisamos vencer alguns desafios, para alcançar os objetivos estratégicos e a visão de futuro estabelecida no último Planejamento Estratégico da Universidade elaborado para o ano de 2009-2012. Precisamos reforçar a capacidade de captação de recursos, adotar o planejamento (médio e longo prazo), melhorar a gestão, qualificar os professores, expandir a pós-graduação e a pesquisa, respeitar a vocação local, algo fundamental em uma IES integrada por culturas plurais”, disse.

Oportunamente, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa fez uma exposição intitulada “A organização da Uema: Estatuto, Regimento e Estrutura Organizacional”.

Segundo o vice-reitor, o Estatuto da Instituição foi elaborado há aproximadamente 15 anos e, por isso, necessita de uma revisão exigida pela própria dinâmica da Universidade. Para isso, instituiu-se uma comissão que dirigida por princípios norteadores, propõe algumas mudanças na norma institucional, entre elas: revisão da finalidade da Uema, com acréscimo de valores como a cidadania e a qualidade , redefinição da entidade mantenedora (o Estado),  acréscimo dos dispositivos da autonomia de gestão financeira, extinção dos departamentos acadêmicos e a criação dos núcleos de ensino, pesquisa e extensão, redimensionamento da composição (enxugamento) e das competências dos órgãos colegiados (sem sobreposição) e a inclusão de Resoluções dos Conselhos no texto do Estatuto.

Ainda durante a manhã, os professores Grete Soares Pflugger e William Cardoso apresentaram uma palestra sobre as “Cooperação internacional na Uema: desafios e oportunidades”, ressaltando a necessita de inserir a Universidade nos programas e convênios de cooperação internacional, bem como incentivar os programas de intercâmbio estudantil, docentes e pesquisadores visitantes.

Hoje à tarde, entre as atividades programadas está a palestra “A gestão universitária no contexto local e mundial, que será ministrada pelo ex-reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Ita), professor Michal Gartenkraut.