Uema dialoga com Iphan sobre a revitalização do Centro Histórico

Por em 4 de agosto de 2012

Gestores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) estiveram, na manhã dessa sexta-feira (03), na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA), dialogando sobre algumas ações que estão sendo desenvolvidas pelas duas entidades em prol da revitalização do Centro Histórico de São Luís.

Acompanhando o reitor José Augusto Silva Oliveira, participaram da visita os pró-reitores de Administração, Walter Canales Sant'Ana; e de Planejamento, José Antonio Pereira; e a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andrea de Araujo. Na ocasião, a comitiva da Uema foi recepcionada pela superintendente do Iphan, Kátia Bogéa; e pelo engenheiro do Instituto, Antonio Abreu Filho.

Fez parte da pauta do encontro a reforma do prédio do Curso de História da Uema, localizado na Rua da Estrela, n° 309, Centro Histórico. No local, que é um casarão tombado e cedido à Universidade, estão sendo construídos dez salas de aula, auditório, biblioteca, um núcleo de pesquisa e outro de pós-graduação.

Entre os assuntos abordados na reunião, também foi mencionada a possibilidade de a Universidade ocupar outros espaços do Centro Histórico, a fim de aproximar, cada vez mais, a Uema da comunidade local, ao mesmo tempo em que contribuirá com a preservação do patrimônio arquitetônico de São Luís, agregando vida e atribuindo funcionalidades a esses casarões.

Além disso, o encontro serviu para tratar do Espaço Cultural de Exposição de Peças Arquitetônicas, que será construído no Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi), com o financiamento da Indústria Suzano Celulose.

O espaço, arrojado e de grande impacto social, guardará todo o acervo encontrado no site fabril, bem como novos achados em áreas de empreendimentos da Indústria Suzano Celulose naquela região. Segundo o projeto, no local, serão realizadas visitações, exposições, atividades educativas e outras ações para socializar resultados de trabalhos desenvolvidos pelo Centro.

Na avaliação do reitor José Augusto, a visita foi satisfatória e bastante proveitosa. “Nesta reunião, foi possível discutir, entre outros assuntos, o projeto do novo prédio contíguo ao atual em reforma, adquirido pelo Governo do Estado e em fase de doação para a Universidade, visando à expansão das atividades do Curso de História e com possibilidade de abrigar a Editora da Uema”, celebrou.

Para a superintendente Kátia Bogéa, o encontro também foi positivo, pois proporcionou o estreitamento dos laços entre Uema e Iphan, fortalecendo, assim, o grande projeto de revitalização do Centro Histórico.