Uema inaugura prédio do CCB

Por em 1 de agosto de 2012

Foi inaugurado ontem  (31), à tarde, o prédio do Curso de Ciências Biológicas (CCB) do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Compareceram à solenidade de inauguração o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; bem como os pró-reitores de Administração, Walter Canales Sant’Ana; de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; a diretora do Cecen, Andréa de Araújo; da diretora do curso, Zafira da Silva de Almeida; além de professores e estudantes.

O novo espaço acadêmico, idealizado por docentes e discentes do curso e pela administração superior da Uema, possibilitará o desenvolvimento da gestão acadêmica, proporcionando o aumento da produção científica.

O reitor José Augusto Oliveira falou do momento, considerado muito especial. “É imensa a satisfação que sentimos ao entregar um novo espaço acadêmico para a produção do conhecimento. Um dos objetivos desse reitorado diz respeito à formulação e à execução de projetos de ambiência da Uema, com o melhor aproveitamento desses ambientes para o desenvolvimento do processo de ensino, pesquisa e extensão”, pontuou o reitor.

A professora Zafira de Almeida, em um discurso emocionado, agradeceu a presença de todos e destacou os desafios e as lutas enfrentadas para a efetiva concretização desse espaço, materializado na gestão do reitor José Augusto Oliveira. “Foi uma luta de nove anos, em que professores e alunos muito se esforçaram. Precisávamos de um espaço próprio para o desenvolvimento de nossas atividades. Essa conquista nos revigora e nos fortalece para uma nova jornada”, ressaltou.

Houve, em seguida, o descerramento da placa comemorativa e o desenlace simbólico da fita de inauguração do prédio, e as dependências do espaço foram apresentadas ao reitor e aos pró-reitores da Uema.

Quem também se pronunciou quanto à inauguração, foi a representando do corpo discente do curso, a estudante do 8º período, Débora Batista Pinheiro Sousa, mostrando que, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo da graduação, a ausência de um espaço próprio não comprometeu, de forma substancial, a produção científica. “Sempre fomos destaque na extensão e pesquisa, inclusive com prêmios anuais nos seminários de pesquisa e extensão de nossa instituição. Hoje, agradecemos a todos os que contribuíram para a estruturação física deste ambiente, um grande marco de progresso para o CCB”, frisou.

Durante a cerimônia de inauguração, a administração superior da Uema, professores e a secretária do curso, Juadenil Campelo Carvalhal, que participaram efetivamente do processo de idealização e construção das novas instalações foram homenageados.Com uma arquitetura moderna e ecologicamente correta, o novo prédio do CCB possui: 6 salas de aula, 1 sala de estudo (destinada ao alunos), 1 sala de reunião (para os professores); 1 sala da secretaria, 1 sala  da coordenação; 1 auditório com 80 lugares; 1 cantina, banheiros, hall de circulação, além dos 5 laboratórios (1Laboratório de Metodologias e Prática de Ensino em Ciências e Biologia, 1 Laboratório de Biologia Vegetal, 1 Laboratório de Parasitologia, Biologia, Microbiologia e Imunologia, 1 Laboratório de Biologia e Morfofisiologia Animal e 1 Laboratório de Zoologia).