Uema oferece curso básico de enxertia em fruteiras tropicais

Por em 24 de agosto de 2012

As atividades do Curso Básico de Enxertia em Fruteiras Tropicais iniciam-se na próxima segunda-feira (27), a partir das 8h30, com a realização de uma solenidade de abertura, no auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde vão ser apresentados os objetivos, as metodologias e os resultados esperados do evento.

Coordenado pelo professor doutor Hamilton Jesus Santos Almeida (CCA/Uema), o treinamento acontece até quarta-feira (29), dividido em aulas teóricas no período da manhã, no auditório do CCA; e aulas práticas à tarde, na Fazenda Escola de São Luís (FESL/Uema).

No total, 40 participantes, entre os quais engenheiros agrônomos, técnicos da FESL, estudantes, produtores rurais e viveiristas, vão ser capacitados para trabalhar com propagação, métodos de enxertia e manejo das mudas. “O conteúdo do curso também inclui a escolha de clones e os substratos para produção de mudas de frutíferas”, completa Hamilton Almeida.

Segundo o professor, o Maranhão apresenta condições edafoclimáticas favoráveis e áreas extensas para o cultivo das principais espécies de frutíferas tropicais. “Por isso, resolvemos ofertar esse curso gratuitamente. Queremos dar garantia de retorno econômico aos técnicos, empresários e produtores que estejam investindo nesse tipo de plantio”, justifica.

Enxertia – é um método de renovação e propagação das plantas essenciais  para casos de baixa produtividade, como forma de aumentar a produção e produtividade,  para atender a programas de indústrias de processamento de polpa de frutas, com uma nova visão do agronegócio frutas tropicais, como meio de  gerar empregos, renda e inclusão social.