Uema realiza Aula Inaugural do Mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas

Por em 2 de agosto de 2012

A coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, do Centro de Ciências Tecnológica (CCT), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na noite de ontem (01), no auditório do CCT, Campus Paulo VI, a Aula Inaugural, ministrada pelo professor Omar Andres Carmona Cortes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma).

Na oportunidade, participaram da solenidade o vice-reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, a coordenadora de Pós-Graduação da Uema, Maria Cristiane Miranda, o diretor do CCT, Jorge Passinho, o coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, Henrique Mariano, além de alunos e professores do curso.

Segundo o diretor do CCT, Jorge Passinho, “o Centro tem uma imensa satisfação em recebê-los. Temos lutado para conseguir essas conquistas, e espero que vocês abracem a oportunidade que surge para novos conhecimentos. Espero também que o curso renda bons trabalhos e bons artigos, sejam bem-vindos, estamos aqui à disposição de todos”.

O vice-reitor Gustavo Pereira da Costa cumprimentou a todos e saudou os alunos do Mestrado. “Esse curso tem um alcance muito grande, que é atingir aqueles que buscam mais conhecimentos. Essa iniciativa do CCT honra muito a Uema, que trilha em uma direção de mais qualificação profissional, fornecendo um retorno para a sociedade. Espero que esse Mestrado possa, ao final, contribuir e contemplar as expectativas de cada um, nessa profícua jornada que se inicia hoje”, finalizou o vice-reitor.

O palestrante Omar Carmona, tratou sobre “Algaritmos evolutivos híbridos: conceitos, estado-da-arte e pesquisas em andamento”, no qual apresentou conceitos básicos da área, apresentou os fundamentos dos algaritmos evolutivos híbridos e mostrou exemplos e pesquisas.

O Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas foi pensado e estruturado, com o objetivo de formar profissionais pós-graduados que tenham como diferencial a promoção da excelência na gestão de empresas e em Tecnologia da Informação (TI) e Computação Aplicada.

A nova turma é composta por 15 alunos, que desenvolverão estudos, ao longo de 24 meses, nas seguintes linhas de pesquisa: computação aplicada e tecnologia da informação.