Uema realiza recepção aos calouros 2012.2

Por em 14 de agosto de 2012

A administração superior da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou, durante todo o dia de hoje (14), uma recepção aos alunos ingressantes do segundo semestre letivo de 2012. As atividades acontecem simultaneamente em todos os campi da instituição no Estado.

No campus Paulo VI, a programação começou por volta das 8h30, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), quando foi oferecido um café da manhã a todos os presentes. Aos calouros foram distribuídas camisas com a frase “Sou Uema”, visando à integração desse novo estudante ao ambiente universitário, do qual ele passa a fazer parte.

Na solenidade de acolhimento acadêmico, marcaram presença os pró-reitores de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Ferreira; de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; de Administração, Walter Canales; de Planejamento, Antônio Pereira; o coordenador de Pesquisa e Pós-graduação, Willian Cardoso, representando o pró-reitor Porfírio Candanedo Guerra, que acompanharam o reitor José Augusto Silva Oliveira nas boas-vindas aos ingressantes.

O reitor José Augusto Oliveira mostrou-se bastante satisfeito por mais uma recepção que a Uema realiza. “Sejam bem-vindos à Uema e saibam que nossa missão é servir à sociedade. A instituição recebe seus novos membros de braços abertos, com a convicção de que a passagem por essa universidade será uma referência positiva na vida de cada novo acadêmico, tanto no presente quanto no futuro. Desejamos a todos uma excelente formação profissional”, afirmou.

Quem também demonstrou satisfação foi a idealizadora da recepção, a pró-reitora da Proexae, Vânia Ferreira, que como gestora mostrou-se solícita ao atendimento das necessidades dos alunos, não apenas durante o momento de acolhimento, mas por toda sua jornada acadêmica na Uema. “Nossa gestão está de portas abertas para atender às necessidades de cada estudante. Fiquem tranquilos e seguros, pois estamos a serviço de vocês. Nossa intenção é integrá-los ao corpo administrativo, aos veteranos e entre eles próprios”, comentou.

Oportunamente, os gestores do nível estratégico da universidade falaram sobre suas atribuições e responsabilidades que são de sua competência, e, orientaram os ingressantes quanto ao procedimento desses estudantes no universo acadêmico. Foram dadas orientações, por exemplo, para a retirada da carteira do Restaurante Universitário (R.U), instrumento que permite o acesso ao R.U.

A diretora da Biblioteca Central da Uema, Glória Maria Baima, na ocasião, esclareceu algumas dúvidas sobre a retirada da carteira da Biblioteca. Segundo ela, para maior comodidade dos novos alunos, foi preparada uma programação específica, em que para cada curso, há dias agendados para a retirada da carteira. “Estamos mobilizando uma equipe do setor para se deslocar por todos os Centros do campus Paulo VI, e, assim, atender a todos os estudantes. Tudo isso evita transtornos e longas filas no prédio da Biblioteca”, destacou.

Quanto ao acolhimento acadêmico, o calouro do Curso de Engenharia da Computação, Vinícius Pereira da Silveira, mostrou todo o seu contentamento com a recepção e afirmou ainda que suas expectativas em relação à Uema são as melhores possíveis.

“Espero que nessa instituição haja uma relação bem próxima entre discentes e docentes, e, desejo que a Uema me proporcione às devidas condições para eu me tornar um profissional preparado para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”, comentou Vinícius.

Conforme a programação, a partir das 14h30 foi realizada a recepção aos ingressantes do turno vespertino. Já à noite a mesa de autoridades foi presidida pelo vice-reitor, Gustavo Pereira da Costa que em sua fala, deu boas-vindas aos ingressantes informando aos calouros presentes que a Universidade está à disposição deles, e acrescentou "aqui vocês encontram o ensino, a pesquisa, a extensão e a ciência".