Uema recebe representantes da Vale para discutir convênios de cooperação

Por em 13 de agosto de 2012

Na tarde da última sexta-feira (10), o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, reuniu-se com representantes da Vale para discutir acordos de cooperações mútuas, no prédio da Reitoria.

Estiveram presentes o pró-reitor de Administração, Walter Canales; o coordenador do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), Antonio Roberto Serra; o coordenador adjunto do UemaNet, João Augusto Silva; o gerente geral de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira; a gerente de R.H. de Projetos Educacionais da Vale, Janaína Oliveira; os assessores da Reitoria, Euda Batista, Maura Cléia de Araújo, César Choairy e Henrique Macedo.

Essa é segunda reunião realizada entre as duas instituições, que no primeiro momento, encontraram-se para tratar, dentre outros assuntos, sobre a formalização da doação de dois prédios da Companhia, nos quais funcionam os Centros de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa) e Santa Inês (Cessin).

Dorgival Pereira explicou que a intenção é apresentar ao corpo de gestores da Uema, a estrutura do departamento de Recursos Humanos da Vale, em especial, a secção de Projetos Educacionais, que abrange programas de estágio, capacitações de técnicos e especializações.

A mineradora é a segunda maior do mundo e uma das maiores empresas privadas da América Latina. Atualmente possui parcerias com várias instituições de ensino técnico e superior. O estreitamento das relações entre a Companhia e a Universidade propõe a consolidação de um acordo bilateral no que tange, dentre vários aspectos, a formação e especialização de profissionais, bem como o oferecimento de experiência prática a estudantes.

Sobre a reunião, o professor Gustavo da Costa destacou: “Esse é um momento oportuno em que a Uema e a Vale estão se reaproximando, identificando possibilidades de interesse comum na área da pesquisa, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Essa relação universidade e empresa é indispensável para que a Uema possa ter o seu olhar voltado para as necessidades do mercado”.

“Essa parceria pode ser muito prodigiosa, no sentido de criar condições para que os nossos alunos possam estar mais presentes, não só nos canteiros de obras da ampliação portuária da Vale, como também na estrutura que ela já possui. Além da vinda de profissionais da empresa nesse processo de compartilhamento de conhecimento”, afirmou o vice-reitor.

A assinatura de convênio de cooperação mútua está prevista para acontecer durante a realização de um workshop de oportunidades a ser realizado pela Companhia.