Uniti realiza Outorga de Grau no Cesb de Bacabal

Por em 27 de agosto de 2012

O Centro de Estudos Superiores de Bacabal (Cesb) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na última sexta-feira (24), a formatura da primeira turma dos alunos da Universidade Integrada da Terceira da Idade (Uniti), no Templo Central da Assembleia de Deus, em Bacabal.

Participaram da solenidade, o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; a diretora do Cesb, Rozilma Soares Bauer; a coordenadora de interiorização da Uniti, Alzira Melo, que na ocasião representou o secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; a professora Rosângela Silva Oliveira, representando a coordenadora da Uniti de Bacabal; a diretora do Curso de Letras do CESB/Uema, Fátima Ferreira; o pastor presidente da Assembleia de Deus de Bacabal, Francisco Soares Raposo Filho, além de professores e familiares dos formandos.

Na oportunidade, 79 idosos, que participaram do projeto receberam os certificados de conclusão do curso.

A Uniti é um projeto de formação continuada, criada pelo Governo do Estado em 1996, que mantém convênio com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) e a Uema. Constitui um espaço de convivência interativa que proporciona ao idoso maranhense a redescoberta das vivências relacionais tanto no ambiente familiar quanto social, dando a oportunidade de compartilhar pensamentos e sentimentos.

Além disso, objetiva promover mudanças qualitativas no padrão de vida do idoso, a partir da descoberta e valorização por meio do diálogo, visando fortalecer as suas habilidades intrapessoais e interpessoais. Utiliza uma metodologia que desenvolve as ações educativas, as quais proporcionam condições de um trabalho socializante, preocupando-se com o estado psicológico e o comportamento emocional do idoso.

Em sua fala, o reitor José Augusto Silva Oliveira, disse: “É com imensa alegria que estou aqui presidindo essa solenidade de um projeto que se desenvolve em São Luís há 17 anos, a partir de uma parceria entre Uema, Ufma, Sesc e o Governo do Estado, que deu certo. Resolvemos interiorizá-lo e expandi-lo e estamos hoje formando essa primeira turma em Bacabal.”

Ele concluiu ressaltando: “Os benefícios da Uniti à população idosa do nosso Estado são imensuráveis. As suas realizações possibilitaram, ao longo destes 17 anos de existência, fortalecer a participação social e política do idoso, participante do projeto, contribuindo de forma decisiva para a conscientização do seu processo de envelhecimento e para o pleno exercício de sua cidadania”.

Já a coordenadora de interiorização da Uniti, Alzira Melo, mencionou a emoção em estar celebrando esse momento glorioso para todos os formandos. “Enfatizo, que a governadora Roseana Sarney, em parceria com a Uema realizou mais um sonho, o de criar Unitis no continente, iniciando em Bacabal e Açailândia, sendo que, muito em breve, será instalado em outros municípios”, afirmou Alzira.

E complementou: “Neste momento coube a Uema provocar essa mudança cultural e de integração do idoso no contexto social. A Universidade cumpre a contento sua tarefa de produção de conhecimentos que elevem, de forma significativa, a expectativa de vida do idoso. A Uniti fortalece laços, abrindo perspectiva de novas e enriquecedoras experiência”.