VII Conem encerra suas atividades

Por em 4 de agosto de 2012

O VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem) concluiu, na manhã de ontem (3), sua programação. Foram 4 dias destinados à troca de conhecimentos, com a divulgação de trabalhos científicos e inovações tecnológicas.

O evento alcançou a marca recorde no número de inscritos, cerca de 1.400 congressistas compareceram ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana-Cohafuma, em São Luís. Houve, ainda, 25 palestrantes de várias universidades brasileiras, além de 3 internacionais. O público contou com uma vasta programação, que ofereceu 10 minicursos e 27 palestras, em diversas áreas temáticas.

Dentre as palestras oferecidas durante amanhã, foi apresentada “Inovações tecnológicas utilizando a Amônia na Refrigeração”, do professor Alessandro da Silva, da Bitzer Compressores, a qual tratou sobre aspectos mais práticos da engenharia na indústria. Sobre essa abordagem, Alessandro explica: “Acho muito importante que o profissional tenha uma visão real da aplicação daquilo que irá ver atualmente no mercado, pois muito são trabalhos ainda não colocados em prática, então procurei mostrar o que está acontecendo e o que já está sendo aplicado”.

O professor Américo Scotti, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ministrou, por sua vez, o tema, “Velhos conceitos, Novas Explicações: o papel da pós-graduação em gerar novos conhecimentos (um estudo de caso)”, no qual apresentou exemplos aplicados na área de soldagem, sua especialidade. A respeito do assunto, Américo enfatiza que a ideia é que a pós-graduação seja para formar profissionais que tenham visão crítica, observadores que criam novos conhecimentos, a partir de conceitos antigos.

“Foi uma experiência muito boa, tanto para a comissão organizadora quanto para os demais envolvidos. Os elogios superaram as expectativas e já estão perguntando quando será o próximo evento que promoveremos. O Conem foi visto por nós e pelos participantes como um evento de nível internacional”, afirmou presidente do VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Keill Ribeiro Martins.

O minicurso “Motores de Combustão Interna: fundamentação, avanços e tendências”, ministrado pelo professor Antonio Moreira dos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), foi o mais concorrido do evento e teve de ser ofertado novamente durante o último dia, devido a grande demanda.

A respeito do Conem 2012, o professor Antonio declarou “Sou do Pará, sou do norte e nordeste, então eu me identifico e tenho um prazer enorme em participar desse evento, que é uma forma de integração das regiões, e que hoje em dia, já ganhou uma conotação internacional”.