Alunos de Matemática do Darcy Ribeiro desenvolvem projeto na área da Neurodidática

Por em 5 de setembro de 2012

O comportamento e o processo de aprendizagem de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal foram estudados pelos acadêmicos de Matemática do Programa Darcy Ribeiro, da UEMA, no Polo de Cidelândia.

A proposta do estudo foi compreender o comportamento dos alunos e a forma como eles lidam com o processo de aprendizado. O projeto teve como base a Neurodidática, uma nova ciência que estuda a percepção, de forma diversificada, tratando com os neurônios e a formas de trabalho. Essa ciência busca configurar o aprendizado da melhor maneira que o cérebro é capaz de entender.

Segundo o orientador do Projeto, o professor Lailson Santos, o estudo foi desenvolvido para analisar o por que de alguns alunos terem mais dificuldades e/ou facilidade de aprendizado em determinada área do que outros. “Todo o processo de aprendizado é acompanhado de alterações no cérebro, então, queríamos detectar quais as dificuldades e as facilidades de cada estudante na hora de aprender”, disse o professor.

Para o estudo, os universitários aplicaram questionários e desenvolveram jogos lúdicos com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São José, no município de São Francisco do Brejão, nos meses de Junho e Julho.

Nesta quinta, 30, os resultados do projeto foram apresentados aos pais e professores dos educandos do 6º ano. Cada aluno foi avaliado sobre qual área de ensino mais domina, o que desperta sua curiosidade e como ele tem satisfação escolar.

Todos os envolvidos no estudo, incluindo professores, pais e direção da escola ficaram muito satisfeitos e entusiasmados os resultados apresentados, por isso, o professor Lailson Santos afirmou que esse projeto foi o início de vários outros que os estudantes de Matemática do Programa Darcy Ribeiro irão desenvolver na área da Neurociência.

“A partir da Neurodidática, podemos desenvolver novas estratégias de ensino, pois aprendizagem é um processo dinâmico que depende da atividade mental do aluno e se dá por mobilização do esquema do pensamento’, conclui o professor.