Candidatos do Paes 2013 realizam testes de Habilidade Específica

Por em 24 de setembro de 2012

Na manhã de ontem (23), os concorrentes aos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura em Música do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2013), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizaram os testes de Habilidade Específica.

Com duração de 4 horas de provas, ao todo foram computados 531 candidatos. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, os testes compreendem o primeiro momento do vestibular da Uema e são utilizados para avaliar a habilidade do candidato ao curso que este pretende realizar. “Essa é uma atividade tranquila e transcorreu com normalidade, conforme o esperado”, ressaltou Maria Auxiliadora.

Os concorrentes ao Curso de Música fizeram a prova no prédio de Arquitetura da Uema, localizado no Centro Histórico. Os candidatos foram avaliados quanto à teoria musical, com compreensão da estrutura musical; ao solfejo rítmico e melódico; e, ainda, à habilidade instrumental, através de um teclado ou do violão. Para o candidato ao Curso de Música, Wendel Cosmo, a prova de habilidade é muito importante, porque “a avaliação testa a aptidão do candidato ao curso escolhido”, afirmou.

Já os candidatos ao Curso de Arquitetura e Urbanismo fizeram o teste no Campus Paulo VI. A prova exigiu dos concorrentes conhecimentos em desenho a mão livre, estudo da perspectiva, reprodução de objetos observados, entre outros.  Segundo Gabriel Amarante de Queiroz, “a prova estava relativamente fácil, mas trabalhosa, porque as questões apresentam um nível de complexidade considerável. Quanto ao teste minha expectativas foram alcançadas”, asseverou Gabriel Queiroz.

A Comissão do Paes 2013 comunica aos candidatos que faltaram aos testes de Habilidade Específica para os Cursos de Música e Arquitetura e Urbanismo, que estes, ainda, poderão concorrer à segunda opção de curso. Outra informação relevante diz respeito à documentação exigida para a realização das provas, segundo a Comissão, é necessário que os candidatos apresentem um documento de identificação, no entanto, a carteira estudantil, não é considerada documento apresentável.

A primeira etapa do Paes 2013 será realizada no dia 11 de novembro, contendo 80 questões objetivas com conteúdo das 3 séries do ensino médio. Os candidatos não eliminados nesta fase estarão aptos à segunda etapa, prevista no edital para o dia 16 de dezembro, com 16 questões discursivas de 2 matérias especificadas por curso e mais a redação.

As provas acontecerão nas seguintes cidades: São Luís, Pinheiro, Imperatriz, Santa Inês, Barra do Corda, Caxias, Bacabal, Balsas, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto e Codó.