Comitiva do PPDSR participa de Seminário em Portugal

Por em 27 de setembro de 2012

Docentes do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) e do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), recentemente, participaram do Seminário “Dinâmicas sócio-económicas e processos de reestruturação territorial em Portugal e no Brasil”, realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Resultado de um intercâmbio de experiências que vem sendo estabelecido entre pesquisadores de universidades de países de língua portuguesa, o Seminário pretendeu formar uma rede de investigação para estruturar e aprofundar as discussões acerca do tema “Geografia e Investigação para o Desenvolvimento” (Geoide), na tentativa de entender as multifacetadas dinâmicas territoriais, sócio-econômicas e culturais que caracterizam esses países.

O evento buscou ainda refletir sobre a pluralidade de contextos e realidades econômicas, sociais e culturais, dos continentes africano, americano e europeu. Para isso, foi feita uma abordagem acerca das seguintes temáticas: paisagens, recursos e riscos naturais; espaços rurais, povoamento e processos migratórios; cidade e território: regeneração urbana, competitividade, inovação; e, políticas territoriais, desenvolvimento e sustentabilidade.

Oportunamente, os professores da Uema apresentaram trabalhos científicos resultantes de suas pesquisas, e representaram muito bem a pluralidade da pesquisa desenvolvida no Maranhão, bem como discutiram temáticas relacionadas à realidade brasileira.

Organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra, sob a coordenação do professor doutor Lúcio Cunha, o Seminário contou com a participação dos professores da Uema, José Sampaio de Mattos Junior, Ana Rosa Marques, Regina Célia Castro Pereira, Quésia Duarte da Silva e Frederico Lago Burnett.