Convênio entre Uema e SSP vai capacitar profissionais de segurança pública

Por em 27 de setembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) assinaram, na manhã desta quinta-feira (27), um convênio de Cooperação Técnico-Científica com o propósito de viabilizar cursos de pós-graduação objetivando aperfeiçoar os serviços de segurança pública do estado.

O documento que formaliza a parceria foi assinado no gabinete da SSP, entre o reitor da Uema, professor José Augusto Silva Oliveira, e o secretário de Estado de Segurança, Aluisio Mendes. Também participaram da cerimônia, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Porfírio Candanedo Guerra, e o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da SSP, coronel Antonio Roberto dos Santos Silva.

Fazem parte do rol de cursos a serem ofertados, as especializações em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos; e Segurança Pública, Defesa Civil e Cidadania. Previstos para serem iniciados no início de 2013, os cursos terão 40 vagas cada um, voltados, preferencialmente, para os servidores vinculados aos serviços de segurança pública, sem nenhum custo aos mesmos.

Por ocasião da assinatura, o secretário Aluisio Mendes falou da necessidade que há, em todo o país, de capacitar os profissionais da área da segurança pública. “Parcerias desta natureza são fundamentais para a efetivação de políticas públicas na área de segurança. Mais qualificados nossos policiais poderão atuar de forma mais efetiva no enfrentamento à criminalidade. Segurança Pública também é feita com qualificação teórica”, comentou o secretário de segurança.

A Universidade Estadual, como instituição acadêmica e formadora do corpo oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, compreende que muito mais que estarem munidos com equipamentos de segurança, os profissionais que atuam na segurança pública do Estado devem estar preparados para lidar com as adversidades que preocupam a sociedade. Por isso mesmo, a satisfação da Uema, segundo o reitor José Augusto, em contribuir com essa iniciativa da SSP. “É nosso dever servir à sociedade, e de grande relevância a busca por parcerias para alcançar objetivos comuns”, arrematou.

CIOPS – Aproveitando a visita à Secretaria de Estado de Segurança Pública, a comitiva da Uema conheceu as instalações da Central de Controle e Comando do Videomonitoramento da Região Metropolitana, que funciona no Centro Integrado de Operações de Segurança. No local, foi apresentado o sistema que tem câmeras instaladas em pontos estratégicos de São Luis.