Curso de Tecnologias Educacionais continua sendo um sucesso

Por em 4 de setembro de 2012

O Curso de Tecnologias Educacionais nos polos UAB/UEMANET, realizado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, por meio da coordenação do Programa de Formação de Competências, continua sendo um sucesso.

A coordenadora do Centro de Estudos Superiores de Colinas, Maria Helena Ribeiro Pereira falou sobre a representatividade da realização do curso. “Foi uma iniciativa muito boa do UemaNet. Nós já tínhamos acesso no uso das tecnologias, mas agora tutores, professores e alunos se aperfeiçoaram mais ainda. Então, o Núcleo está de parabéns”, disse.

A tutora presencial do Curso de Pedagogia Complementação no polo de São Luís Gonzaga do Maranhão, Denise Miranda, destacou a importância do curso: “Essa formação é importante porque me dá subsídio para fortalecer o meu trabalho e segurança para orientar os meus alunos dentro desse novo contexto – digital, que é necessário para a realização do curso (EaD) escolhido por ele, especialmente, em nosso município onde o acesso ainda é restrito. Você sendo estudante ou não, as tecnologias fazem parte de nossas vidas”.

A coordenadora do polo UemaNet em Bacabal, Wanilde Viana, enfatizou a preocupação do UemaNet: “Essa formação é super importante, o conteúdo é bem amplo ético. E nessas ações percebemos o quanto o UemaNet se preocupa com a capacitação dos tutores, professores e alunos. Com isso, estamos quebrando o paradigma de que a Educação a Distância pode ser de qualquer jeito, o professor longe e eu aqui. Sempre digo que o curso a distância é mais presencial do que a própria modalidade. Por isso, a importância em estar familiarizado com os aparatos tecnológicos”.

Nesse final de semana, 01 de setembro, o curso aconteceu nas cidades de São João dos Patos, Colinas, Bacabal, Santo Antonio dos Lopes, Dom Pedro, Pedreiras e Lago da Pedra. As próximas cidades que receberão os cursos, no próximo dia 15, serão: Timbiras, Coelho Neto, Codó, Caxias, Timon, Arari, Pinheiro e São Bento.

O CURSO – A ação visa, presencialmente, capacitar professores, tutores, alunos e gestores UAB que atuam nos cursos intermediados pelo UemaNet nos polos UEMA/UAB no estado do Maranhão. O objetivo é orientar profissionais da Universidade para o emprego de tecnologias da informação e comunicação em contextos educativos na sociedade contemporânea.

Os conteúdos que estão sendo trabalhados são: Ferramentas de Apresentação (Prezzi e Power Point), de Comunicação (Google Talk, Twiter, Facebook e Skype) e de Informação (Google acadêmico, bibliotecas virtuais, tradutores e blogs).