Docente do Cesba apresenta estudo sobre comportamento mecânico no XI Encontro da SBPMat


Por em 28 de setembro de 2012



 

O professor Sérgio Nolêto Turibus, do Centro de Estudos Superiores de Balsas (Cesba/Uema), participou do XI Brazilian MRS Meeting, realizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), no período de 23 a 27 de setembro, em Florianópolis-SC.

Na oportunidade, Sérgio Turibus apresentou um Estudo do comportamento mecânico das componentes do aço duplex por difração de raios X, trabalho este realizado em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sendo o russo Vladimir Ivanovitch Monine um dos grandes idealizadores da pesquisa.

No trabalho apresentado, os autores destacam o grande interesse que as indústrias de óleo e gás, químicas, petroquímicas e de produção de energia nuclear têm pelo aço duplex, por causa de sua combinação estrutural, das boas características mecânicas e da alta resistência à corrosão.

“A microestrutura do aço duplex apresenta um exemplo de material compósito com quantidades aproximadamente iguais das fases ferrita – a e austenita – g. As propriedades mecânicas podem ser diferentes para as componentes ferrita e austenita dentro do material compósito. Por isso é muito importante analisar a distribuição da tensão aplicada no aço duplex nas fases ferrita e austenita”, justifica o professor.

Para fazer a análise dessa distribuição de tensão, os pesquisadores adotaram o método de difração de raios X, o qual possibilita determinar as medidas de tensões em cada fase, o módulo de elasticidade, o limite de escoamento da ferrita e austenita e a taxas de deformações plásticas de cada fase.

O evento – O Encontro da SBPMat procura aproximar pesquisadores em Ciência e Engenharia de Materiais do Brasil e do exterior, integrar o desenvolvimento científico a inovações e aplicações tecnológicas em materiais, processos e dispositivos. Mantendo o formato tradicional das reuniões anuais da SBPMat, o XI Encontro foi realizado na forma de simpósios temáticos com a apresentação de trabalhos orais e sessões de pôsteres. A programação contou com palestras, conferências e plenárias, com a participação de especialistas de várias partes do mundo.

 



Últimas Postagens