Estudantes e professora da Uema participam da IV Conferência Internacional da IUPAC

Por em 4 de setembro de 2012

Estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), acompanhados da professora Maria Célia Pires Costa, apresentaram trabalhos científicos durante a IV Conferência da União Internacional de Química e Aplicada (IUPAC) sobre Química verde, realizado recentemente em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Organizado pela Comissão de Química Verde da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o encontro teve como objetivo divulgar os princípios e aplicações da química verde em todo o mundo. Além disso, visou à promoção e ao estreitamento do debate entre os setores acadêmico, industrial, governamental e não-governamental sobre os processos e produtos químicos verdes.

Na ocasião, as acadêmicas Bruna Fernanda Silva de Sousa, do Curso de Engenharia Agronômica, e Cristiane da Luz Costa, do Curso de Química Licenciatura, fizeram a exposição em pôster de quatro trabalhos, resultados de projetos de pesquisa, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As pesquisas feitas sob a orientação da professora Célia Pires, foram realizadas nos Laboratórios de Macromoléculas e Produtos Naturais, de Análises Microbiológicas de Alimentos e Água, da Uema, e no Laboratório de Núcleo de Catálise, Combustível e Ambiental, da Universidade Federal do Maranhão.

Veja abaixo os títulos dos trabalhos apresentados:

Ø  “Avaliação da qualidade de mel de Apis mellifera produzidos na cidade de Nova Olinda, Maranhão”.

Ø  “Clostridium contagem de mel de Apis mellifera produzida na cidade de Santa Luzia do Parua, na Pré-Amazônia do estado do Maranhão”.

Ø  “Avaliação das propriedades físicas e químicas de babaçu da Orbignya phalerata Martius nativa da Baixada Maranhense”.

Ø  “Avaliação das propriedades físicas e químicas do babaçu nativo das cidades de Nova Olinda e Esperantinópolis, no Maranhão”.