LabPEA promove I Workshop de projetos da Rebax

Por em 12 de setembro de 2012

Durante todo o dia de hoje (12), acontece, no auditório do prédio do Curso de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o I Workshop do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA), com a temática “Diversidade e cadeia produtiva de peixes nos grandes lagos da Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense: lagos de Viana e Cajari”.

Na solenidade de abertura do evento, realizada nesta manhã, estiveram presentes a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa de Araújo; o diretor do Curso de Ciências Biológicas, Jackson Ronnie Sá da Silva; a chefe do Laboratório de Pesca e Ecologia, Zafira da Silva de Almeida, além de professores e estudantes.

Oportunamente, 15 acadêmicos da Uema dos Cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca, que integram o projeto da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax), estão apresentando os resultados preliminares de suas pesquisas.

Para a aluna do 4º período de Ciências Biológicas e também integrante do LabPEA, Luciana Belfort, o Workshop é um espaço destinado à troca e ao compartilhamento de experiências entre docentes e discentes. “Esse é um momento em que vemos os frutos de um ano de trabalho desenvolvido por um grupo de professores e alunos”, destacou a acadêmica.

A chefe do LabPEA, Zafira de Almeida, também ressaltou a importância do evento, enfatizando que é “um ambiente propício para se analisar como as investigações científicas estão acontecendo. É um momento altamente produtivo, pois, além da exposição dos resultados das pesquisas feitas pelos alunos, os professores contribuem fazendo suas devidas considerações acerca do que está sendo apresentado. Logo, esses questionamentos orientadores compreendem a fase de monitoramento, de controle e corresponde a uma fase de avaliação dos pontos fortes e fracos das metodologias empregadas, bem como dos resultados até então alcançados”, afirmou.

Ainda de acordo com a professora Zafira de Almeida, o evento é uma prévia para um Workshop que será realizado posteriormente, que contará com a exposição de todos os resultados dos projetos desenvolvidos pelo LabPEA, que atualmente desenvolve 7 grandiosos projetos científicos.

O encerramento do Workshop será realizado hoje à tarde, a partir das 17h.