Livro de pesquisadores da Uema é lançado em evento em Portugal


Por em 26 de setembro de 2012



 

A obra intitulada Geografia, Território e Paisagens, organizado pelos pesquisadores do Departamento de História e Geografia e do Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi lançada oficialmente no seminário “Dinâmicas Socioeconômicas e Processos de Reestruturação Territorial em Portugal e no Brasil”, realizado no dia 17 de setembro, na Universidade de Coimbra – Portugal.

O documento acadêmico é fruto de uma compilação de artigos acadêmicos selecionados pelos organizadores do I Colóquio Internacional “Desenvolvimento Local e Sustentabilidade”, os professores doutores José Sampaio de Mattos Júnior, Cláudio Eduardo de Castro e Iris Maria Ribeiro Porto. O Colóquio aconteceu em 2009, organizado pelo Curso de Geografia da Uema, por meio do grupo de pesquisa NEDERS (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento e Sustentabilidade) e pelo GEDITE (Grupo de Estudos sobre Dinâmicas Territoriais).

Fazem parte da publicação 15 artigos, dentre os quais: A paisagem, uma ferramenta de análise do desenvolvimento sustentável; O papel dos transportes alternativos na construção do “lugar” identitário em São José de Ribamar; Cavernas no Maranhão: um patrimônio histórico e arqueológico em potencial; Os assentamentos rurais no Maranhão no contexto do plano nacional de reforma agrária.

A confecção desse livro representa a consolidação de um esforço coletivo empreendido pelos autores desta publicação, que tiveram por finalidade ampliar o conhecimento geográfico sobre o estado do Maranhão.

 



Últimas Postagens