Outorga de Grau em Imperatriz

Por em 23 de setembro de 2012

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira presidiu, na última quinta-feira (20), a Outorga de Grau realizada pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi), na Igreja Assembleia de Deus, localizada no centro da cidade.

Receberam o grau, formandos dos cursos de História, Geografia, Letras, Pedagogia, Ciências com habilitação em Química, Matemática e Biologia, Agronomia, Veterinária e Administração, bem como os formandos dos cursos de Ciências da Religião, Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Programa de Formação de Docentes para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) de Carolina, Porto Franco e de Imperatriz. Ao todo foram 192 graduandos.

O momento de uma Outorga de Grau, no continente ou na capital, em que muitos consideram como a conclusão de uma caminhada é, na verdade, a celebração de uma grande conquista, motivo de orgulho e de júbilo. Segundo alguns dizem, não somente para aqueles considerados donos da festa, mas para todos que se fazem presentes.

“É uma sessão solene do Conselho Universitário da Uema, que representa a magnitude do fazer acadêmico, que revela um sincero sentimento do dever cumprido por parte de gestores, professores e servidores e colaboradores e, ainda, expõe a importância desta instituição que pertence ao povo do Maranhão”, disseram os organizadores.

O reitor José Augusto, ao manifestar sua gratidão pelo importante papel que a Uema desempenha em todo o estado no contexto social e, em especial, pela responsabilidade da instituição na inclusão de novos atores no mercado de trabalho, disse aos formandos: “As maiores felicidades a todos os novos profissionais de hoje, e também a todos que, na Uema ou por intermédio dela, vão dando tudo o que de melhor possuem para que a nossa Universidade progrida e se firme cada vez mais como um marco de referência positiva na educação superior”.  E continuou: “haveremos de ter em mente que o nosso mister seja ajudar o Maranhão a ser um estado de mulheres e homens cultos, para torná-los livres, mais donos de seus destinos, de seus sonhos, de suas decisões”.

No seu discurso, o diretor do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi), Expedito Barroso, ressaltou o compromisso da Uema em contribuir com o Maranhão, formando profissionais nas diversas áreas do conhecimento, visando à construção de um estado soberano e, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “É tarefa do profissional, oriundo de uma universidade pública devolver em trabalho de alto nível, os benefícios que recebeu em termo de conhecimento”, afirmou Barroso.

A concludente Thalita Rodrigues Lima, escolhida por seus colegas para ser a oradora oficial dos formandos, visivelmente emocionada, dirigiu-se ao público presente dizendo que são muitos os responsáveis pela vitória alcançada, mas, segundo ela, há muitos que estão por trás dela que nem sempre recebem méritos justos. “Ontem, encontramos pessoas dedicadas e dispostas a contribuir, de algum modo, para a nossa travessia. Hoje, na hora da despedida, não podemos deixar de externar os nossos sinceros agradecimentos a cada um, sem exceção”, refletiu Thalita.

Ainda participaram da festa o coordenador geral do UemaNet, Antonio Roberto Coelho Serra; a coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do UemaNet, Lourdes Paula Mota; a representante do Sinuema, Lucicláudia Sampaio; representando o pastor Raul Cavalcante, o pastor Eduardo Diniz; diretores de curso, chefes de departamentos, convidados, e familiares dos formandos.

No dia seguinte, pela manhã, no prédio do Centro, o reitor visitou salas de aula e reuniu com estudantes, com quem discutiu assuntos de interesse acadêmico dos cursos.