Pesquisadores do Nugeo realizarão missão de trabalho na França

Por em 27 de setembro de 2012

Em outubro, os pesquisadores Jucivan Ribeiro Lopes e Sandra Oliveira Sá, do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizarão missão de trabalho na Unidade Mista de Pesquisa “Ecologia Funcional e Biogeoquímica de Solos e Agrossistemas”, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD),  em Montpellier, França.

Na ocasião, Jucivan Ribeiro Lopes realizará missão de trabalho no âmbito do Projeto SEMAGUY, no período de 01 a 05 de outubro, visando conhecer os laboratórios e a equipe do IRD-Montpellier, bem como apresentar as atividades e os produtos do Núcleo Geoambiental.

Segundo o pesquisador, o SEMAGUY – “Serviços ambientais e sua valoração nos processos evolutivos de uso e mudança de uso do solo em áreas do Maranhão e da Guiana sob fortes pressões antrópicas” – é um projeto de cooperação internacional coordenado no Brasil pelo professor  Altamiro Ferraz Júnior (Uema), e na França por Michel Brossard (IRD). Com apoio financeiro da Fapema e da AIRD, esse projeto visa contribuir para o desenvolvimento de pesquisa e formação de recursos humanos na Uema.

Por sua vez, a pesquisadora Sandra Oliveira Sá realizará sua missão de trabalho no IRD-Montpellier no âmbito do Projeto “Rede NIRS Brasil-França”, no período de 01 a 30 de outubro, com o objetivo de planejar a construção da Rede NIRS e elaborar artigo científico. O Projeto “Rede NIRS Brasil-França” é fruto de uma cooperação bilateral entre IRD, USP, ESALQ, Uema e Embrapa Cerrados.