Proexae encerra a V Jornada de Extensão Universitária da Uema

Por em 3 de setembro de 2012

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou a solenidade de encerramento na tarde de sexta-feira, (31), no Campus Paulo VI, da V Jornada de Extensão Universitária (Joex).

Na cerimônia esteve presente o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; o pró-reitor de Administração, Walter Canales; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira; a coordenadora de Extensão da Proexae, Maria José Aroucha e a diretora do Centro de Estudos Superiores de Caxias (Cesc), Valéria Cristina Soares Pinheiro.

O último dia contou com a apresentação de projetos de extensão em diversas áreas temáticas, como: cultura, comunicação e direitos humanos.

E, ainda, foi realizada a premiação de 25 trabalhos apresentados durante a Joex, na qual foram contemplados alunos e professores coordenadores de projetos desenvolvidos durante os últimos 12 meses. Além disso, houve o lançamento da 2ª edição do caderno de resumos.

O reitor José Augusto enfatizou que eventos dessa natureza demonstram o quanto a Instituição está viva e forte, e como ela está comprometida com a sociedade, sendo uma Universidade cidadã a serviço da comunidade, buscando servir cada vez melhor a todos.

A pró-reitora Vânia Lourdes falou sobre o avanço da extensão na Uema, e ressaltou sua satisfação em coordenar a V Joex, junto com a equipe da Proexae. “Estamos encerrando mais uma Jornada e concluindo também mais uma etapa na construção de um grande projeto extensionista na Universidade. Entendemos que precisamos melhorar cada vez mais o trabalho, na tentativa de ampliar nossas bolsas e repensar novas práticas para desenvolver a extensão.”

A Jornada de Extensão da Uema trouxe como tema, a “Universidade e comunidade: entrelaçando saberes e práticas”, e teve como principal objetivo fortalecer a indissociabilidade entre as atividades essenciais da Universidade: ensino, pesquisa e extensão, além de intensificar o contato entre a academia e a sociedade, contribuindo para o cumprimento de sua função social.

Mesas redondas, apresentações orais, pôsteres e palestras fizeram parte das atrações dos três dias em que aconteceu a Joex.

O evento representou para os estudantes, o ponto de culminância para a apresentação de seus trabalhos, no qual os bolsistas puderam perceber a relevância e os resultados da extensão no meio social. Além de ser imprescindível para obtenção do certificado como extensionista da Uema.