Professora da Uema vence concurso de mel em Congresso Brasileiro de Apicultura


Por em 28 de setembro de 2012



O resultado foi divulgado em junho, mas só recentemente a professora Eleuza Gomes Tenório, do Curso de Zootecnia, teve conhecimento de que faturou o 1º lugar no Concurso de Mel de Meliponideos promovido no 19º Congresso Brasileiro de Apicultura (Conbrapi), em Gramado – RS. O prêmio valoriza e evidencia o Maranhão como um importante polo de produção apícola de qualidade no país.

Estande da Uema no Conbrapi 2012O objetivo do Conbrapi, que ocorre a cada dois anos, é difundir as qualidades dos méis com base nas análises laboratoriais de qualidade e divulgar as propriedades desse produto, com vistas ao aumento do seu consumo.

A seleção do melhor mel de abelhas sem ferrão considera como critérios de análise a apresentação (rótulo e embalagem), aparência (cor, sobrenadantes, fermentação), sabor e aroma. As cinco amostras entregues pela professora da Uema receberam as maiores notas de avaliação.

Segundo Eleuza Tenório, as amostras de mel de tiúba apresentadas no concurso são da florada do mirim (Humiria balsamifera), produzidas em Morros (bioma restinga). Todas fornecidas pelo apicultor Jomar de Jesus Rodrigues Mendes Moraes.

A professora contou ainda que só ficou sabendo do resultado, recentemente, quando recebeu um exemplar da revista “Mensagem Doce”. Ao folheá-la, teve a satisfação de  ver seu nome como a primeira colocada no concurso de mel de meliponideos. Para ela, foi uma grande surpresa. Afinal, as amostras levadas para o Conbrapi eram apenas para degustação dos méis produzidos nos diferentes biomas do Maranhão. Não havia intenção de participar do concurso. Foram as pessoas que, ao experimentar, gostaram tanto e sugeriram a inscrição do mel de tiúba no referido concurso. E assim foi feito.

“Fiquei feliz e orgulhosa pelo resultado. Acho que os meliponicultores do Maranhão estão de parabéns. Isso mostra que o mel produzido aqui é diferenciado devido a nossa rica florada nativa. Esse resultado valoriza o mel maranhense, serve como estímulo aos criadores de abelhas sem ferrão e alerta para conservação da florada de cada bioma do estado”, declarou Eleuza Tenório.



Últimas Postagens