Professores da Uema participam da XXVI Reunião Anual da SBTE

Por em 10 de setembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve presente na XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE), representada por docentes do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O evento aconteceu no período de 30 de agosto a 02 de setembro, no Mabu Hotel, em Foz do Iguaçu – PR.

Na ocasião, os professores da Universidade, Ricardo Chaves e Abisai Oliveira, apresentaram três resumos científicos, realizados em parceria com o professor Fernando Andrade de Sousa, o qual não participou da Reunião por razões de outros compromissos coincidentes e inadiávieis.

Os trabalhos apresentados pelos membros da Uema foram: Classificação andrológica por pontos (CAP) associada aos parâmetros hormonais e proteicos seminais durante a peripuberdade de tourinhos Gir-Leiteiros; Perfil eletroforético do plasma seminal de tourinhos Gir-Leiteiro na peripuberdade e sua correlação com os parâmetros espermáticos; e Cinética da maturação nuclear em oocitos de ovelhas cultivados in vitro.

Reunião – A Reunião Anual da SBTE é um evento que promove o encontro de pesquisadores, profissionais e estudantes na área de biotecnologia da reprodução, elaborado considerando tanto o interesse e necessidades dos técnicos de campo e empresários do setor, quanto dos acadêmicos e cientistas.

Nesta edição, além dos tradicionais workshops, o encontro teve duas novidades: o Simpósio ASBIA/SBTE de inseminação artificial e o Workshop de Clonagem e Transgênese. Montado em quatro módulos temáticos, o evento contou ainda com conferências de renomados cientistas sobre assuntos pertinentes à fisiologia e biotecnologia da reprodução animal, plenárias, palestras aplicadas (SBTE tecnologia) e científicas (SBTE ciência), e sessão de pôsteres.