Quarta edição do Equinox terá início nessa próxima segunda-feira

Por em 20 de setembro de 2012

A quarta versão do Equinox – Atelier Internacional de Criação Urbana, que será realizada em São Luís, terá início nessa próxima segunda-feira (24), e se estenderá até dia 5 de outubro, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual do Maranhão (CAU/UEMA), localizado na Rua da Estrela – Centro.

Para marcar a abertura oficial do evento, o professor da Universidade Paris-Est Marne-la-Vallée (UPEMLV), Serge Bethelot, ministrará a palestra "Atelier Parisiense de  Criação Urbana", que está prevista para acontecer as 19h, no auditório do referido Centro.

O projeto deste ano dá continuidade às versões anteriores e inova no número de universidades parceiras e de áreas de intervenção. A reunião das cinco universidades gera um ambiente criativo e inovador quando propicia o encontro de diferentes vivências trazidas das cidades: Paris, Roma, Marselha, Natal e São Luís.

Participarão do evento as Instituições de Ensino Superior UPEMLV, da França, parceira das três primeiras versões; a Escola Nacional Superior de Arquitetura de Marselha (ENSAM), também da França; a Universidade La Sapienza, de Roma; além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sessenta estudantes das universidades convidadas vão trabalhar em 15 equipes, de oito componentes, que também será formada por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema. Os grupos formados vão trabalhar em três sítios estratégicos da cidade de São Luís: o Centro Histórico, Liberdade e Vinhais Velho.

A História do Equinox – o projeto teve início em 2008, quando os departamentos de Arquitetura e Urbanismo da Uema e de Engenharia Urbana da Universidade de Paris-Est Marne-la-Vallée (UPEMLV), motivados pela realização do Ano da França no Brasil em 2009, organizaram para esta ocasião um evento de caráter bilateral chamado de atelier EQUINOX. Um atelier pensado como laboratório dedicado a inovação urbana, como momento de experimentação. Não se trata de colocar os estudantes em posição profissional, mas sim de deixar a imaginação deles fluir livremente, tirando proveito da atualidade dos saberes e das técnicas adquiridas na universidade.

Com este entendimento, foram realizados um seminário internacional em 2011 e dois ateliers com estudantes franceses e brasileiros, um em 2009 na cidade de São Luís e outro em 2010 na França que elaborou projetos para a cidade de Mont de Marsan.

O objetivo central do Atelier é mostrar como uma atividade projetual focada na fase de concepção, precisamente na de criação, pode ser usada para o debate de ideias, utopias, futuros possíveis ou simplesmente para o enriquecimento do espectro de propostas entre alunos de realidades urbanas diferentes, mas tocados da mesma maneira por problemas que interferem na vida do homem nas cidades.

Para obter mais informações sobre a programação do evento, acesse os arquivos em anexo. /imagens-noticias/files/Programa��o EQUINOX 2012.docx