Reitor da Uema recebe Medalha do 4º Centenário

Por em 6 de setembro de 2012

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira recebeu, na noite de ontem (5), da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Medalha Comemorativa do 4º Centenário de São Luís, destinadas a 400 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

A cerimônia, que faz parte das ações do Poder Legislativo Estadual em homenagem aos 400 anos da capital maranhense, aconteceu no auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana – Altos do Calhau, sob a coordenação do deputado Arnaldo Melo, presidente da Assembleia Legislativa.

Foram agraciados também o presidente do Senado, José Sarney; a governadora do Maranhão, Roseana Sarney Murad; os ministros de Minas e Energia, Edson Lobão e do Turismo, Gastão Vieira; e o vice-governador Washington Luís.

Na oportunidade, Roseana Sarney ressaltou: “É um privilégio presenciar esse momento histórico de alegria (…). Convoco a todos a assegurar que 800 anos virão com uma nova visão de sustentabilidade, desenvolvimento econômico e equilíbrio social. (…), e finalizo minhas palavras, expressando profunda gratidão por esta homenagem, sobretudo, por tê-la recebido ao lado de personalidades tão importantes para o nosso estado”.

O professor José Augusto Oliveira aproveitou a ocasião para reforçar que a Uema é uma Instituição de Ensino Superior de referência, e que contribui para o crescimento e desenvolvimento do Estado.

“Recebo essa homenagem em nome da Universidade Estadual do Maranhão e a transfiro a todos os professores, servidores e alunos da nossa instituição. Sou consciente do papel importante da Uema para o desenvolvimento da capital e do estado. Vejo essa homenagem como um grande reconhecimento à inteligência da comunidade universitária, que com toda certeza, tem contribuído com a sociedade ao longo dos anos. Sou agradecido à Assembleia Legislativa pela homenagem”, afirmou o reitor.

Além de José Augusto, outros professores da casa também receberam a medalha, são eles: Carlos Frederico Lago Burnet (Arquitetura), Fernando Elias Mouchereck (Agronomia), e Helidacy Muniz Correa (História).

A lista dos agraciados foi formada com a participação dos deputados, que tiveram a oportunidade de propor, cada um, até cinco nomes para receber a honraria. Para o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, o ato simbólico de selecionar quatrocentas pessoas do meio político, empresário, intelectual e da cultura popular, para receber a “Medalha do 4º Centenário”, é uma das proposições formulada pelo órgão para homenagear a Cidade de São Luís, pelo seu aniversário e pela dedicação de cada um dos laureados por prestarem relevantes serviços à capital, “escrevendo sua história e integrando sua alma coletiva”.