Reitor visita a Fazenda Escola de São Bento

Por em 29 de setembro de 2012

O reitor José Augusto Silva Oliveira, acompanhado da diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa visitou, nessa sexta-feira (28), as instalações da Fazenda Escola de São Bento (FESB).

A viagem do reitor à FESB foi, na verdade, uma visita da administração superior para acompanhar o desenvolvimento dos projetos ali existentes, sob a gerência da professora Adélia Waquim. A exemplo do Polo de Empreendedorismo, que acontece em parceria com o Sebrae e de outros projetos de professores pesquisadores da Uema, em andamento. “Destaco a importância da FESB como um espaço adequado para as atividades do ensino, da pesquisa e da extensão, particularmente dos cursos da área das ciências agrárias”, explicou o professor.

De acordo com a diretora do CCA, Francisca Neide Costa, as unidades de produção que estão em atividade e as que ainda serão implantadas, visam dar  suporte às aulas práticas para os alunos dos cursos das ciências agrárias e, também,  aos treinamentos e dia de campo, para pequenos agricultores  rurais dos municípios da baixada, como é o caso da unidade de produção de alevinos, que será implantada em breve, como suporte para fornecer alevinos  de qualidade para aqueles pscicultores que desejam melhorar seu produto e aumentar os lucros . “Com isso, estaremos ampliando as possibilidades de pesquisas, estimulando nossos alunos e professores à geração do conhecimento e fazendo extensão que, também, é papel da instituição, relatou a professora Neide.

Segundo a professora Adélia Waquim, a visita do reitor foi de grande importância para a constatação de como se encontra a fazenda, hoje com grandes perspectivas da implantação de novos projetos, que venham contribuir não só para aulas práticas dos cursos de Veterinária, Agronomia, Zootecnia e Pesca, como também produzir produtos que possam contribuir para a sua própria manutenção. “Sinto que o professor José Augusto ficou motivado para ajudar no melhoramento de tudo que estamos fazendo nesta propriedade que não é nossa, mas da universidade”, ressaltou Adélia.

Já o assessor técnico da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), Engenheiro Agrônomo, Messias Nicodemos da Silva, que também fez parte da comitiva, disse: “Nossa presença nesta fazenda, como representante da Secretaria, tem como objetivo renovar a parceria já existente com a Uema, visando a mobilização de projetos para o desenvolvimento da região”.

A FAZENDA ESCOLA DE SÃO BENTO, possui 39 hectares de terras produtivas, incluindo mata nativa, atualmente abriga o Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), com 150 alunos, e o E-tec, também com 150 alunos,  um Laboratório de Tecnologia de Alimentos, que está sendo instalado com o objetivo de apoiar as aulas práticas do Curso Técnico em Alimentos (UemaNet) e para os treinamentos do Polo de Empreendedorismo Rural da Baixada.

UNIDADES PRODUTIVAS DA FESB: atualmente está em pleno funcionamento as unidades de criação de frango de corte, criação de suínos, criação de carneiro, criação de abelhas e, mais recentemente, foi implantado o Núcleo de Pesquisa e Preservação do Cavalo Baixadeiro, além das unidades de plantios de milho, macaxeira, abacaxi de turiaçu e de feijão, bem como de hortaliças. Também será implantada, em breve, a unidade de produção de alevinos. Assim como, as unidades produtivas da FESB, que darão apoio ao desenvolvimento de 5 projetos de pesquisas, coordenados por docentes do CCA e apoiados financeiramente pela Fapema, aprovados recentemente pelo Edital REBAX 2011.

Ainda participaram das atividades o prefeito do Campus, João Azevedo; o coordenador de Planejamento Físico da Uema, Vitor Hugo Plum; e os professores pesquisadores do Curso de Veterinária, Ricardo Chaves, Alana Lisléa, Daniel Prazeres e Antonia Santos; do Curso de Zootecnia, Francisco Carneiro; e do Curso de Engenhara de Pesca, José Milton Barbosa; além de estudantes.