Reitor visita Estande da Uema no Parque Independência

Por em 8 de setembro de 2012

O reitor José Augusto Oliveira visitou, na última quinta-feira (6), à tarde, o estande da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), localizada no Parque Independência de São Luís.

Estavam presentes à vista a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; a assistente do CCA, Ana Maria Araújo; o diretor do Curso de Medicina Veterinária, Itaan de Jesus Pastor; o diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Haroldo Barroso; o prefeito do Campus, João Azevedo; o coordenador do Nugeo, Jucivan Ribeiro; professores, alunos e funcionários.

O estande da Uema, que fica aberto ao público até amanhã, domingo, quando a Exposição encerra suas atividades, está sendo acompanhado por alunos e professores dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia, responsáveis para apresentar à comunidade a diversidade do conhecimento produzido na Universidade.

Sob a coordenação do professor Francisco Carneiro, no estande da Uema encontram-se coleções de insetos; anomalias de animais com má formação congênita; esqueletos de animais de pequeno, médio e grande porte; mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais; indumentária apícola; entre outras atrações.

Além de conhecer um pouco mais sobre os trabalhos desenvolvidos por estudantes e docentes do CCA, os visitantes ainda são convidados a participar de uma apresentação realizada pelo aluno do 6º período do Curso de Engenharia Mecânica, Rafael Luna dos Santos, que expõe um importante trabalho de pesquisa no local. O invento, na verdade, são dois Robores criados com o objetivo de preparar análise do solo (sondagem do solo) e localização rápida de solos acidentados. “O meu projeto servirá como base científica para o desenvolvimento de sensores químicos e sistemas voltados para a agricultura de precisão”, ressalta Rafael.

A 56ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) é uma feira agropecuária promovida pela Associação dos Criadores do Maranhão, realizada anualmente no Parque Independência.