Uema encerra as atividades da IV Semana de Música

Por em 3 de setembro de 2012

Na última sexta-feira (31), a apresentação musical da Infinity Jazz Band, sob a regência do maestro Jim Howard III, marcou as atividades de encerramento da IV Semana de Música da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A atividade foi realizada no auditório do prédio de Arquitetura, Centro Histórico.

Contando com um ritmo envolvente, globalizado e popular, o concerto teve um repertório eclético. Foram apresentadas cerca de 10 peças musicais, todas com arranjos do maestro Infinity Jazz. Entre elas, a performance louvação a São Luís, de Bandeira Tribuzzi.

A diretora do Curso de Música da Uema, Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, na ocasião do encerramento, agradeceu a participação expressiva de estudantes e professores de música. “Agradecemos os docentes e discentes que fizeram parte da organização da Semana. As atividades foram um sucesso, e nossa sensação é de dever cumprido, graças ao esforço de todos”, enfatizou.

O evento abordou a temática de discussão “São Luís 400 anos: tradição, modernidade e inspiração musical”. E suas atividades aconteceram em espaços diversos do Centro Histórico e também no Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), no campus Paulo VI.

Em sua quarta edição, a Semana teve o objetivo de despertar na comunidade acadêmica a importância de se reconhecer a função social da música na configuração dos estados culturais, considerando o tempo e os espaços históricos na organização social do ludovicense.

Este ano, o evento, que já integra o calendário acadêmico da Uema, recebeu estudantes, professores e pesquisadores da área de música e, em quatro dias de atividades, foram realizadas conferências, mesas redondas, oficinas musicais, apresentação de trabalhos, além de diversas atrações culturais.

Oportunamente, o reitor José Augusto Silva Oliveira, ao presidir a cerimônia de abertura, destacou a importância da Semana que, segundo ele, “representa um espaço rico e extremamente necessário à troca de conhecimentos e experiências, bem como ao debate de idéias”, afirmou.

A diretora do Curso de Música da Uema, Goretti Cavalcante, também mostrou todo o seu entusiasmo com a realização do evento, que tem contribuído significativamente para a socialização de conhecimento acadêmico com a sociedade maranhense. “Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos e vivências musicais, no esforço de difundir a função social da música e, paralelamente, buscar entender, por meio da música, a configuração atual da cidade de São Luís”, asseverou.

Debates – Entre os convidados estavam o renomado professor doutor da Universidade Diusburg/Essen da Alemanha, Thomas Bienengräder, que proferiu a videoconferência “Experiências com e-Learnig”. Também esteve presente o professor pós-doutor pela Universidade de Sorbonne e professor da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Kater, entre outras personalidades.

Atração cultural – A atmosfera musical envolveu o público. Na solenidade de abertura das atividades da Semana, por exemplo, houve a apresentação da Banda do 24º Batalhão de Caçadores de São Luís, do Coral da Uema, do grupo Madrigal Capela Brasileira e do “Vollklang” de Thomas kupsch (Marabrás).

Lançamento – Além dos debates e apresentações musicais, o evento contou também com o lançamento do caderno de partituras “Choros Maranhenses”, organizado por Zezé Alves. A obra contém o registro de 37 choros compostos por autores maranhenses da antiga e da nova geração de chorões, como Ubiratan Sousa, Raimundo Amaral, Raimundo Padilha, Cleómenes Teixeira, Paulo Trabulsi, Solano, Domingos Santos, Luís Jr., Robertinho Chinês, dentre outros.

A IV Semana de Música da Universidade Estadual do Maranhão foi uma realização do Curso de Música da Uema. Para sua efetiva concretização, contou com diversos parceiros, como a Universidade Federal do Maranhão, a Escola de Música Lilah Lisboa, o Museu de Artes Visuais, e o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, entre outros.