Uema implementa sistema especial de reservas de vagas

Por em 10 de setembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a partir deste ano, selecionará os candidatos aos seus cursos de graduação, através do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), por meio de dois sistemas de preenchimento de vagas.

O Paes 2013 será integrado pelo Sistema Universal e pelo Sistema Especial de Reserva de Vagas. A disputa no Sistema Especial de Reserva de Vagas será constituída por dois tipos: o Especial 1 (destinado a candidatos negros ou oriundos de comunidades indígenas) e o Especial 2 (reservado a estudantes com deficiência).

A oferta de vagas pelo Sistema Especial 1 está em vigor desde o último vestibular (Paes 2012). Nesse sistema são reservadas 10% das vagas dos cursos de graduação, com exceção dos Cursos de Formação de Oficial da Polícia Militar (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), para concorrentes negros e indígenas, que cursaram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, “O enquadramento da cor ou raça, conforme classificação adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dar-se-á mediante a autodeclaração do candidato, expressa na ficha de inscrição”, esclareceu.

O Sistema Especial 2 é a novidade do Paes 2013. Atendendo a uma demanda do Ministério Público do Maranhão, representado pelo promotor de justiça Ronald Pereira dos Santos, o Conselho Universitário (Consun) da Uema debateu a proposta de adoção de cotas para pessoas com deficiência.

Aprovado pelo Consun, o Especial 2 destina 5% das vagas dos cursos de Administração Bacharelado, Ciências Sociais e Direito, todos do Centro de Ciências Socais Aplicadas, Campus Paulo VI, para candidatos com deficiência.

Por decisão do Conselho Universitário, esse sistema será implementado gradativamente nos próximos vestibulares, contemplando os demais cursos, após a adequada estruturação arquitetônica, bem como ao treinamento de pessoal e a devida adaptação dos equipamentos pedagógicos.

É importante destacar, que o Sistema de Reservas de Vagas é uma opção do candidato, que deve apresentar documentação comprobatória de sua escolha pela reserva especial. Se a solicitação do concorrente for indeferida, automaticamente, o estudante passará a concorrer pelo Sistema Universal, que abrange os demais candidatos.

Conforme o edital que disciplina o Paes 2013, a lista de candidatos à reserva especial de vagas será publicada hoje(10), no endereço www.uema.br, no link Processos Seletivos.