Uema marca presença na abertura oficial do 18º CIAED


Por em 24 de setembro de 2012



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), co-realizadora do 18º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), participou, na noite de ontem (23), da abertura oficial do evento, realizada no Centro Educacional Paulo Freire, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Fizeram parte da mesa de abertura os reitores da Uema, José Augusto Silva Oliveira; da UFMA, Natalino Salgado Filho; e o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Michael Litto.

Em seu pronunciamento, o presidente da ABED deu boas vindas aos congressistas, e sugeriu que assumissem uma participação ativa nas atividades do CIAED. “Todos estão convidados a dar sugestões para o detalhamento dos temas que serão tratados em diversas oportunidades, só assim poderemos melhorar a cada nova edição deste Congresso”, explicou.

Já o reitor José Augusto destacou o fato de a Uema, com o seu pioneirismo na oferta de cursos a distância no Maranhão, aliado ao seu constante esforço por inovação nesse segmento, hoje, ser referência nessa modalidade educacional, intermediada pelo UemaNet. Também enalteceu o papel da ABED, declarando que “a Uema reconhece a legitimidade e imprescindibilidade da Associação, consorciando-se a ela em prol da educação brasileira pelas vias da EaD”. 

Integrante da segunda mesa de trabalhos do Congresso, o coordenador do UemaNet, Antônio Roberto Coelho Serra, falou da relevância do tema explorado nesta edição do CIAED, que é Histórias, analíticas e pensamento “aberto” – Guias para o futuro da Educação a Distância. “Afinal, todos nós sabemos quão eficazes podem ser as histórias em relação à transmissão de conteúdos, experiências, informações, conceitos”, justificou.

Homenagens – A noite de abertura do 18º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância contou ainda com dois momentos de homenagens. Primeiro, foi realizado um minuto de silêncio em memória à professora e pedagoga paulistana, especialista em avaliação, Léa Depresbiteris, que faleceu em abril deste ano. O segundo momento de homenagens foi destinado a três educadores maranhenses por se destacarem no desenvolvimento da EaD local. Foram estes: Eliza Flora Muniz Araújo, José Maria Cabral Marques e Othon de Carvalho Bastos.

Premiação – No primeiro dia do CIAED também aconteceu a solenidade de entrega do Prêmio de Excelência em EaD ABED Pearson – 2012. O Prêmio tem por finalidade incentivar o desenvolvimento de pesquisa e práticas inovadoras em educação flexível e a distância no Brasil, por meio de valorização de trabalhos de pesquisa de qualidade em educação aberta, flexível e a distância, em âmbito nacional, entre outras ações.

O Prêmio é dividido em duas categorias principais: pesquisa e inovação. Em sua décima edição, foram estes os contemplados na categoria pesquisa: Fabiana Denadai Andreoli (PUCPR), Flávia Amaral Rezende (Unicamp) e Henry Maia Peixoto (UNB). Vencedores da categoria inovação: Solange Hassan Ahamd Ali Fernandes (Uniban), Adalberto Domingos da Paz (FNDE) e Letícia Machado dos Santos (Secretaria da Educação do Estado da Bahia).

A programação do 18º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância segue até a próxima quarta-feira (26), com a realização de palestras, minicursos e conferências, nas dependências do Centro Educacional Paulo Freire, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

No local, também se encontram várias instituições expositoras, com destaque para a Uema que, por meio do UemaNet, levou para o CIAED um estande, contendo um estúdio com exibição e gravação de entrevistas; um telão de LED, para exibição de videoaulas, reportagens sobre as ações da Instituição e a primeira edição do telejornal da Universidade, o UemaNews. 



Últimas Postagens