Uema marca presença no XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária

Por em 4 de setembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou na noite de ontem (03), da abertura oficial do XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, no Rio Poty Hotel – Ponta d’Areia.

A Uema participa como parceira do Congresso, por meio da colaboração de professores da instituição na comissão organizadora e na contribuição com a vinda de palestrantes de outros estados e países. Cerca de 100 estudantes da Universidade estão inscritos e, alguns deles, apresentam trabalhos científicos.

O evento tradicional, que ocorre anualmente no país, traz nessa edição discussões importantes sobre a parasitologia veterinária na região Meio Norte. Durante o Congresso, acontecem três fóruns de controle: helmintos de ruminantes, ectoparasitos de bovinos e parasitos de pequenos animais. Além destes fóruns, é realizado simultaneamente a XXIII Jornada de Parasitologia e Medicina Tropical do Maranhão.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o reitor da Uema, José Augusto Oliveira; a presidente do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV), Solange Maria Gennari, o presidente do XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, Lívio Martins Costa Júnior; a professora Flávia Raquel Nascimento, representando o reitor da Ufma, Natalino Salgado Neto; o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia, Benedito Fortes Arruda; o diretor presidente da Fapema, Antônio Luís Amaral; o subsecretário da Secretaria de Saúde, Alberto Carneiro, e a presidente da Sociedade de Patologia e Doenças Tropicais no Maranhão, Andréia Andrade Pires.

Sobre a parceria entre a Uema e o Congresso, o professor José Augusto Oliveira ressaltou que a Universidade vê um evento desse porte com atenção especial, haja vista a instituição oferecer o Curso de Medicina Veterinária em São Luís e em Imperatriz, com um expressivo número de professores doutores e pesquisadores, bem como os cursos de mestrado em Ciência Animal e Profissional em Defesa Sanitária Animal.

De acordo com o professor, “estamos avançando nessa área da pesquisa, com isso, a Universidade não poderia deixar de dar apoio à realização desse Congresso, que acontece em um período de festividades pelos 400 anos de São Luís”.

A professora Ana Lúcia Abreu destacou as novidades apresentadas pelo evento, explicando que grande parte das parasitoses não tem vacina efetiva, “então o evento traz novidades não só na questão das vacinas, mas também em questões de diagnóstico. De fato é um momento em que a ciência, na área de parasitologia, se reúne para discutir os avanços nesse campo que é bem proeminente dentro da Medicina Veterinária”.

“É o maior Congresso de Parasitologia Veterinária da América Latina e nós estamos tendo a felicidade de receber este evento, então é realmente um prazer. O Maranhão ganha muito com essa participação”, afirmou Lívio Costa Júnior, que foi aluno da Uema.

Na oportunidade, foram entregues quatro placas em que homenageia alguns dos grandes nomes da pesquisa em Parasitologia Veterinária, como: Moacir Gomes de Freitas, Uriel Franco Rocha e Hélio Martins Costa, dentre as quais, uma delas foi entregue pelo professor José Augusto ao representante dos premiados, além da homenagem feita ao pesquisador maranhense Raimundo Carlos Lemos Neto.

Participaram também do acontecimento a coordenadora de pós-graduação da Uema (PPG) Maria Cristiane Miranda; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; os professores: Cláudio Nina, Alana Lisléia de Sousa, Fábio Henrique de Andrade, José Gomes Pereira, Daniel Chaves, Nordman Wall, entre outros docentes da Uema.

• Últimas Postagens