Uema participa da Ação Global de Conservação Ambiental

Por em 17 de setembro de 2012

Representantes da Comissão de Educação Ambiental (CEA) e cerca de 100 acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram, no último sábado (15), da ação global de conservação mundial, denominado de Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas – Clean up the world.

Em São Luís, o evento coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), teve início na praia do Calhau, próximo ao Círculo Militar. Na ocasião, os voluntários se deslocaram em um grande mutirão recolhendo o lixo ao longo da orla marítima que margeia a Avenida Litorânea. O evento contou com a parceria de diversas instituições, entre elas, da Uema.

O objetivo da atividade foi sensibilizar a população para a prática de atitudes sustentáveis e de ações transformadoras em busca de soluções integradas para os problemas ambientais das praias da capital maranhense.

A presidente da Comissão de Educação Ambiental da Uema, Andréa de Araújo, comentou a importância de a Universidade estar representada nesse evento. “Nossa participação nessa atividade é extremamente valiosa, visto que 2012 foi intitulado de Ano de Educação Ambiental na Uema. Logo, temos uma oportunidade única de divulgar nossas ações, por meio da distribuição de cartilhas educativas e outros materiais”, afirmou.

“Contamos com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), que abraçou a ideia e viabilizou a instalação de uma tenda da Uema, para que a Comissão pudesse divulgar suas atividades. É importante destacar que, além da iniciativa da Comissão, a participação da Uema foi fruto de uma demanda espontânea dos alunos que se inscreveram no evento, demonstrando preocupação com o meio ambiente”, acrescentou Andréa.

Para o estudante do 8º período do Curso de Ciências Biológicas, Fernando Vinícius Pereira, a atividade de conservação ambiental foi muito significativa, visto que “ela pretende sensibilizar as pessoas para ações transformadoras, chamando a atenção para a busca de soluções integradas dos problemas ambientais das praias por meio do cuidado e valorização destes espaços”, asseverou o acadêmico.

A finalização da ação de limpeza, com registro do material e destinação final dos resíduos recolhidos aconteceu na Praça do Pescador, na praia de São Marcos.

Compareceram ao evento as professoras Zafira de Almeida, Raimunda Fortes e Rosirene Lima (todas da Comissão de Educação Ambiental da Uema), além da professora Sandra Sá, representante do Núcleo Geoambiental (Nugeo). Além disso, estiveram presentes os discentes dos Cursos de Ciências Biológicas, Ciências e Geografia, e, estudantes da pós-graduação do Curso de Especialização em Meio Ambiente e Recursos Aquáticos da Uema.