Uema realiza abertura Oficial do Equinox 2012

Por em 25 de setembro de 2012

Em clima de muitas expectativas, aconteceu, na noite de ontem (24), a abertura oficial da 4ª edição do Equinox – Atelier Internacional de Criação Urbana, no auditório do prédio do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Estiveram presentes a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Rosane Guerra, que na oportunidade também representou a Fapema e o Governo do Estado; o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o coordenador Geral do Equinox 2012, Alex Oliveira; além dos professores das Instituições de Ensino Superior convidadas:  Serge Bethelot, da Paris-Est Marne-la-Vallée (UPEMLV – França); Sthephane Hanrot, da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Marselha (ENSAM – França); Elio Trusiani, da La Sapienza (Roma – Itália); Paulo Nobre, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); entre outros.

Na ocasião, o professor Alex Oliveira relembrou os primeiros momentos do projeto, que teve inicio em 2008, e falou sobre o desafio de colocar estudantes de origens tão distintas para trabalhar em equipe e apresentar um olhar diferenciado sobre a cidade de São Luís. De acordo com o ele, “não se trata de colocar execuções diacrônicas, questões de certeza e incerteza, separação e inseparabilidade”.

Por sua vez, o professor José Augusto Oliveira saudou os presentes e ressaltou a importância do projeto Equinox para a Universidade Estadual do Maranhão e para as IES parceiras, ressaltando, entretanto, que para a Uema o evento tem um valor especial. Segundo ele, esta edição do Atelier está perfeitamente coroada de êxito. Na ocasião, o reitor também manifestou o desejo de que os estudos e projetos realizados no evento possam resultar em grandes contribuições para dias melhores para a cidade, que neste mês comemora seus 400 anos de existência,  e para todos que nela vivem.

“Essa é uma rara oportunidade de aproveitar não só os conhecimentos adquiridos nesta vasta edição do Equinox, mas também de entrar em contato com outros idiomas, com conhecimentos de outros lugares, para aprender a preservar, pois o antigo tem sua importância histórica”, afirmou Rosane Guerra.

Desfeita a solenidade de abertura, o professor Serge Bethelot ministrou a palestra sobre a visão dos Atelieres de Criação Urbana, na qual apresentou a capital maranhense e suas características como seu território e população.

O projeto deste ano dá continuidade às versões anteriores e inova no número de universidades parceiras e de áreas de intervenção. A reunião das cinco universidades gera um ambiente criativo e inovador quando propicia o encontro de diferentes vivências trazidas das cidades de Paris, Roma, Marselha, Natal e São Luís.

No total, 60 estudantes de origem brasileira, francesa e italiana, das áreas de Engenharia Urbana e Arquitetura e Urbanismo, que formam 15 equipes, de 8 componentes cada. Os grupos vão trabalhar em três sítios estratégicos da cidade de São Luís: o Centro Histórico, o bairro da Liberdade e o Vinhais Velho.

As visitas de intervenções começam na tarde desta terça-feira (25), objetivando a criação de projetos Urbanos para as áreas citadas. O que se pretende é favorecer o intercâmbio de métodos e diagnósticos urbanos integrados e de procedimentos projetuais aplicados em projetos estratégicos de longo prazo.