Uema realizará lançamento da Coleção São Luís 400 anos

Por em 18 de setembro de 2012

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira presidirá, na próxima terça-feira (25), às 19h, no Salão Nobre da Academia Maranhense de Letras, a solenidade de Lançamento da Coleção São Luís 400 anos.

A Coleção teve seu surgimento motivado por dois fatores. O primeiro diz respeito à comemoração do IV Centenário da Cidade de São Luís. Outro motivo reflete o fato de a cidade ser o lugar em que ocorrem constantes transformações.

A Coleção São Luís 400 anos é composta por 11 livros, todos com temas inspirados e transcorridos na capital maranhense, sendo 8  acadêmicos, produzidos por professores da Uema, e 3 não-acadêmicos, escritos por estudantes e pessoas da comunidade ludovicense.

Produzidos dentro de um programa de edição, a Coleção, além de constituir-se em uma homenagem, que a Universidade faz à capital maranhense em seus quatro séculos de existência, objetiva contribuir, significativamente, para o desenvolvimento científico e cultural do estado, em qualquer área do conhecimento.

De acordo com o reitor José Augusto Oliveira, a Coleção São Luís 400 anos traz uma importante discussão sobre os problemas da capital maranhense, no momento em que esta completa seu quarto centenário de existência, demonstrando o apego da instituição à cidade na qual está situada.

Quanto a Coleção, o reitor José Augusto afirmou que “ao utilizar formas inovadoras de participação e de integração, como o fomento à leitura e ao interesse pela história de nossa cidade, a Uema estará decisivamente contribuindo para elevar a sua credibilidade como instituição de saber e cultura, e, sobretudo, para provocar o entusiasmo e orgulho nos seus professores e alunos”, asseverou.

O reitor também enfatizou que o novo conceito de Universidade defendido e partilhado é o de uma instituição integrada à sua comunidade, que esteja a serviço de suas necessidades.

“Primamos por uma instituição que estude e equacione os seus problemas fundamentais e lhes dê a solução tecnicamente mais viável; que, numa organicidade perfeita dos seus diversos níveis de ensino, transforme, através do processo educativo, a matéria-prima que é o homem em produto do mais alto teor qualitativo, em função e na medida das necessidades e solicitações da própria comunidade”, ressaltou.

Na solenidade de lançamento da Coleção, ainda estarão presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o diretor da Editora Uema, Iran de Jesus Rodrigues dos Passos e demais professores da instituição e pessoas da comunidade.