Universidade da Bélgica recebe estudantes brasileiros

Por em 15 de setembro de 2012

A visita dos gestores, ligados à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), à Hasselt University – Bélgica, ocorrida em junho, já colhe resultados.

Um documento enviado na última segunda-feira (10), ao reitor José Augusto Oliveira, que na ocasião também visitou a Instituição, informou que, em decorrência da parceria, houve o recebimento dos primeiros estudantes brasileiros vinculados ao Programa do Governo Federal “Ciências sem Fronteiras”.

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que, alunos de graduação e pós-graduação, façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.