Vice-reitor visita novas instalações do Núcleo de Prática Jurídica no Campus Paulo VI

Por em 19 de setembro de 2012

Na manhã desta quinta-feira (19), o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, acompanhado do diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antonio Ribeiro, do diretor do Curso de Direito de São Luís, Francisco José Pinto Silva, dos assessores da Reitoria, José Henrique Macedo e César Choairy, e de estudantes do Curso de Direito, visitou as novas instalações do Núcleo de Prática Jurídica, nas dependências do prédio do 2º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, localizado no Campus Paulo VI.

A comitiva da Uema foi recepcionada pelo secretário judiciário do 2º Juizado, Wendeel Barroso, que apresentou o espaço em que por enquanto funcionará o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Curso de Direito da Uema. O objetivo da visita, explicou o vice-reitor, foi conhecer a estrutura física do espaço cedido provisoriamente para o NPJ e apresentar a mesma a gestores e estudantes do curso. O NPJ terá seu espaço definitivo entregue pelo Juizado num prazo de 90 dias. Na ocasião da visita, foram entregues o mobiliário e dois notebooks que serão utilizados pelos alunos nas atividades de assistência jurídica.

O professor Gustavo destacou a importância do NPJ para os acadêmicos de Direito. Para ele, o Núcleo vai aprimorar a formação profissional dos estudantes por meio da prestação de um serviço de assistência jurídica gratuita à população.  “Dessa forma, os estudantes terão uma oportunidade única de pôr em prática a teoria assimilada nas aulas, isso com a supervisão dos professores, realizando ao mesmo tempo uma ação de grande alcance social para as comunidades circunvizinhas à Uema”, acrescentou.

Formalmente criado pelo Conselho de Centro do CCSA, o Núcleo de Prática Jurídica – Escritório Modelo terá seu funcionamento viabilizado por meio de uma parceria institucional entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e a Uema.