Vida e obra de padre Brandt é tema de livro


Por em 24 de setembro de 2012



 

Na última sexta-feira (21), o auditório do prédio de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi palco do lançamento do livro “O Universo do Padre Brandt – vida e obra do monsenhor Clodomir Brandt da Silva”, de autoria de José de Ribamar Fernandes.

O livro biográfico faz um resgate da trajetória da vida do padre Brandt, de suas contribuições sociais, econômicas, políticas e literárias para o município e a população de Arari. O autor conta a saga de um sacerdote que, além de implantar um projeto educacional naquela cidade, vivenciou ali uma tumultuada experiência de intensas emoções, permeadas por conquistas, enganos, glórias e frustrações.

 Para escrever sua obra literária, José Fernandes, além de considerar fatos indissociáveis da história de Arari e do próprio padre Brandt, teve ainda a preocupação de colher depoimentos de pessoas que conviveram com o vigário como Abdelaiz Aboud Santos, Antônio Rafael da Silva, Cleison Fernandes, Francisco Ribeiro Silva, entre outras personalidades, que sob ângulos de análises diversas remontam a vida e a obra do sacerdote.

Na solenidade de lançamento do livro, o reitor José Augusto Silva Oliveira, sobrinho do biografado, bem como demais familiares do padre Brandt estiveram presentes. Na ocasião, o reitor, em um discurso emocionado, demonstrou toda a sua satisfação pelo reconhecimento do trabalho do vigário. “Estamos orgulhosos por vermos retratadas, em um livro, a vida e a obra do padre Brandt. Este homem, além de suas atividades públicas, foi um espelho para sua família, deixando um exemplo a ser seguido”, afirmou.

Em sua 11º obra, o autor José Fernandes com manejo literário inicia sua mais livro retratando o sepultamento do padre Brandt, para, em seguida, com uma visão analítica e impessoal desvendar a verdadeira trajetória de sua personagem central, o monsenhor Clodomir Brandt Silva.

Segundo o autor retrata, a vida do sacerdote Brandt, foi uma realização pessoal, visto que representa um resgate da memória de um dos mais exímios educadores do Maranhão. Além de um excelente político revolucionário, o monsenhor Brandt foi o criador do Cine Paroquial de Arari, do Teatro Experimental, do Coral Santa Cecília e fundador da Escola de Música Carlos Gomes.

Compareceram à solenidade de lançamento autoridades, educadores, literatos, familiares do biografado e convidados.

 



Últimas Postagens