Alunos do Darcy Ribeiro participam da VII Maccbio

Por em 1 de outubro de 2012

Cerca de 30 acadêmicos de diversos polos do Programa participarão do evento que começa nesta segunda, 01, na UEMA.

No período de 01 a 04 de outubro, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediará a VII Mostra Acadêmico-Científica em Ciências Biológicas (MACCBio). Promovida pelo Curso de Biologia da Instituição, esta edição da Maccbio, terá como tema “Ensino, Ciência e Cultura: integrando saberes”.

O evento tem objetivo de divulgar as ações e atividades de pesquisa realizadas por estudantes (ensino fundamental, médio, graduandos e pós-graduandos) – em trabalhos de pesquisa, extensão, estágios e monitoria – para dar relevância à produção científica local.

E, de acordo com a proposta da VII Mostra, os alunos do Programa Darcy Ribeiro, da UEMA, participarão com sete trabalhos em diferentes campos do conhecimento: científico, tecnológico, cultural e social.

A Maccbio visa também fomentar a formação de grupos de pesquisa e discussão que possam pensar sobre a realidade atual que exige uma reflexão cada vez menos linear.  De acordo com a Comissão Organizadora do evento, a interrelação dos saberes e as práticas coletivas criam identidades, valores comuns e ações solidárias pautadas principalmente em conhecimentos de cunho científico, tecnológico, culturais e sociais, numa perspectiva que privilegia o diálogo entre saberes.

O Evento

A abertura da Maccbio será marcada pela palestra: “Diversidade cultural e educação: desafios e perspectivas”, ministrada por Dilmar Kistemacher. Durante todo o evento, os estudantes participarão também de mini-cursos, workshops, exposições, oficinas e mesas redondas.

Os trabalhos dos acadêmicos serão apresentados nos dias 03 e 04. Haverá premiação para os primeiros lugares (nas apresentações orais e em painés) e menção honrosa para os segundos e terceiros lugares.

Trabalhos científicos dos acadêmicos do Darcy Ribeiro

– Caracterização do uso para subsistência da fauna silvestre no povoado barro preto, São Mateus do Maranhão – Ma

– Prática educativa em higienização pessoal: promovendo saúde e auto­estima aos alunos de uma escola pública, no município de São Mateus do Maranhão – Ma

– A problemática da gravidez na adolescência em escolas da rede estadual de Rosário – Ma