CESC e Proler promovem evento em Caxias

Por em 23 de outubro de 2012

O Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), juntamente com o Comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), realizam entre os dias 29 a 01 de novembro, o XIV Encontro Municipal do Proler e o 6º Salão do Livro de Caxias (Salic) – Ano Gonçalves Dias. Os eventos acontecerão nas dependências do CESC.

Com a temática “Memória, Atuação e Projeção – uma reflexão sobre os 20 anos do Proler Nacional”, o evento pretende enfocar o processo de mediação, com vistas à formação de leitores, travando discussões sobre o que ler, como ler e para que ler.

Constituindo-se com um espaço privilegiado para troca de experiências sobre práticas leitoras, o Encontro objetiva também dar destaque ao papel exercido pelos professores na promoção do contato das crianças e jovens com os livros.

Paralelamente à 14ª edição municipal do Proler, acontece o Salic que, nesta edição, homenageia o fundador da poesia nacional, o exímio poeta Gonçalves Dias, admirado pela complexa dimensão estética e atualidade de sua obra.

Durante o evento serão oferecidas palestras, oficinas, sessão de pôsters e de comunicação, mesas redondas, atividades complementadas pelo 6º Salão de Livros.

Na solenidade de abertura, haverá o lançamento do livro ‘Poeta do Exílio’, da professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marisa Lajolo.

O evento é aberto à sociedade em geral, mas é necessário que os interessados em participar façam   o credenciamento, a partir das 8h do dia 29 deste mês.