Curso de Ciências Biológicas realiza abertura da VII MACCBio

Por em 2 de outubro de 2012

O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou na noite de ontem (01), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a abertura da VII Mostra Acadêmico-Científica em Ciências Biológicas (MACCBio), com o tema "Ensino, Ciência e Cultura: integrando saberes".

A VII MACCBio prima pela divulgação de ações e atividades de pesquisas realizadas por estudantes em trabalhos de pesquisa, extensão, estágios e monitoria. E tem a pretensão de dar relevância à produção científica local e a integração acadêmica e cultural dos discentes, docentes e funcionários de diferentes instituições do ensino superior e da educação básica do Maranhão. Outro objetivo da Mostra é fomentar a formação de grupos de pesquisas que possam pensar sobre a realidade atual que exige uma reflexão cada vez menos linear.

Participaram da solenidade de abertura o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, o diretor do Curso de Ciências Biológicas, Jackson Ronie Sá da Silva e o representante da Comissão organizadora da MACCBio, o aluno Pablo Leite.

O reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, mencionou que a MACCBio resultará em benefícios para todos que irão participar, exercendo a interdisciplinaridade e contribuindo para o processo de construção da Uema. “Fico extremamente satisfeito com o evento, por ser desenvolvido pelos alunos, despertando a motivação e sendo provocador do nosso fazer acadêmico”, pontuou.

Segundo o representante da Comissão organizadora da MACCBio, Pablo Leite, “esse ano tivemos como objetivo resgatar outros cursos da Uema e de outras Instituições, para que houvesse uma integração e uma interdisciplinaridade. Queremos que esse evento não seja apenas uma simples Mostra, e, espero que sirva para que todos percebam que o nosso mundo não é apenas um mundo científico”, afirmou.

O diretor do Curso de Ciências Biológicas, Jackson Ronie Sá da Silva, em sua fala, apresentou a MACCBio como um didática diferenciada, um caminho que alimenta os licenciandos a seguirem nos estudos, nas pesquisas e na busca de outros olhares sobre as Ciências Biológicas.

Na oportunidade, o professor Dilmar Kistemacher ministrou a palestra intitulada “Diversidade cultural e educação: desafios e perspectivas”, em que tratou do conceito de cultura, e, apresentou questionamentos sobre a diversidade e sobre os currículos escolares e alçou perspectivas no campo das práticas educativas.

Organizada pelo Curso de Ciências Biológicas, a Mostra, que se estende até a próxima quinta-feira (04), com uma programação diversificada composta por mesas redondas, minicursos e oficinas.

Para mais informações sobre o evento acesse: http://maccbio2012.webnode.com/.