Equinox é encerrado com projetos urbanos para São Luís

Por em 5 de outubro de 2012

Após duas semanas de estudos sobre a cidade de São Luís, estudantes de arquitetura, urbanismo e engenharia de cinco universidades (Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Paris-Est Marne-la-Vallée, Universidade La Sapienza de Roma, Escola Nacional Superior de Arquitetura de Marselha e Universidade Federal do Rio Grande do Norte) encerram nesta sexta-feira (5), a quarta versão do Atelier Internacional de Criação Urbana – Equinox com apresentação de soluções para questões de habitação, mobilidade, meio ambiente, zoneamento, patrimônio histórico, lazer, serviços, entre outras.

Divididos em 13 equipes, uma delas formadas por observadores, alunos e professores trocaram informações e impressões em português, francês, italiano e inglês nas salas e corredores do prédio do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU/UEMA), localizado na Praia Grande. O Centro Histórico foi uma das áreas de intervenção, além do Vinhais Velho e do bairro da Liberdade.

O reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, parabenizou o sucesso desta edição da Equinox dizendo: “Me sinto entusiasmado em participar deste projeto no qual une instituições acadêmicas que apresentam ideia e propostas sobre a cidade de São Luís”.

Para a professora Marluce Wall, o projeto atingiu seu objetivo “que é aproximar o aluno do objeto de estudo como a Liberdade e o Centro Histórico, por exemplo, de uma maneira mais livre de preconceitos e, ao mesmo tempo, aprendem a trabalhar em grupo, a conceber projetos colaborativamente”, diz.

A professora Denise Machado, da UFRJ, ministrou a palestra de encerramento do Equinox, no auditório do CAU, com o tema “Projetos Urbanos no Rio de Janeiro”, onde fez uma reflexão sobre os projetos urbanos contemporâneos, citando como exemplo as cidades de Londres (Inglaterra), Bilbao e Barcelona (Espanha), Rio de Janeiro (Brasil) e Buenos Aires (Argentina).

Mencionou ainda que esses projetos respondem às necessidades das cidades apresentadas, sendo específico e singular, respondendo a procedimentos e não a regras pré-estabelecidas.