Estudantes de Geografia realizam visita técnica em Cururupu

Por em 19 de outubro de 2012

Acadêmicos do 7º período do Curso de Geografia, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), estiveram, recentemente no município de Cururupu, realizando visita técnica, sob a coordenação da professora Rosalva Reis, do Departamento de História e Geografia da Uema. Na oportunidade, o grupo conheceu as ilhas Guajerutíua, Peru e Caçacueira.

A visita fez parte das atividades desenvolvidas na disciplina Geografia Humana do Maranhão. Durante o passeio, os alunos puderam observar aspectos como acesso ao litoral; os tipos de embarcações mais utilizados; a habilidade dos condutores das embarcações; técnicas de pesca; produtos de destaque; estrutura das edificações do sistema de eletricidade; e a qualidade do pescado.

Segundo a professora Rosalva Reis, “além dos aspectos humanos, foi impossível não se extasiar com a exuberância da natureza, com manguezais, baías, praias, voos de guarás e garças”.

Os visitantes partiram da sede do município em direção a Pindobal. De lá, foram para Guajerutíua, e depois Peru. Nesta praia, acadêmicos e professora foram acolhidos pelos moradores Fátima e Agnaldo, este é pescador e mestre da embarcação utilizada no trajeto. Caçacueira, próxima à ilha Peru, foi a última a ser visitada.