Mensagem ao Dia do Servidor Público


Por em 28 de outubro de 2012



 

A todos aqueles que servem o Brasil, o Maranhão e, em espacial, a UEMA…

E fazem do seu trabalho um local de alegria para atender aqueles que deles  dependem; procuram conhecer, melhorar e aperfeiçoar suas atividades para que façam diferença substancial na qualidade dos serviços prestados;

Com responsabilidade e, diante das dificuldades pessoais e profissionais, cuidam para que não seja afetado o resultado final do seu trabalho;

Contribuem para que esse ambiente de conquistas diárias seja agradável, cordial,  produtivo, e tenham disposição para ajudar os colegas a conhecer o que sabem e aprendam também com eles;

 A todos aqueles que estiveram ativos como Servidor, a maior parte des suas vidas e contribuíram para cumprir a missão, prestando um serviço de qualidade;

Aos Servidores que fazem do seu trabalho uma diferença na qualidade de vida dos cidadãos.

HOSTÓRICO

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº 8.112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.

Servidor Público, parabéns pelo seu dia!

                                                                                                A Administração Superior

 



Últimas Postagens