Movimentação intensa no estande da UEMA

Por em 18 de outubro de 2012

Na manhã de hoje (18), o estande da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), foi marcado por uma intensa movimentação de estudantes de diversas escolas e faculdades de São Luís.

Os visitantes conheceram alguns projetos desenvolvidos pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), como, por exemplo, o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, bem como as pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos Socioeconômicos da Amazônia (Gesea), que objetivam, em sua essência, compreender a dinâmica territorial e socioeconômica das comunidades e populações tradicionais.

Em exposição no estande da UEMA, estão os livros “Os deslocamentos como categoria de análise”, da professora Cynthia Carvalho Martins; e “Quilombolas: reivindicações e judicialização dos conflitos”, coletânea organizada pelo professor Alfredo Wagner de Almeida. As obras, resultantes de estudos científica feitos pelo Gesea e pelos membros do Projeto Nova Cartografia Social, podem ser adquiridas com o investimento de R$ 25,00.

Também estão em destaque as ações do Núcleo Geoambiental (Nugeo), com apresentação das amostras dos Laboratórios de Geoprocessamento, de Meteorologia e de Recursos Hídricos, integrantes do Nugeo.

Além disso, estão expostos mapas relativos aos recursos naturais, bem como sobre seus usos e ocupações na cidade de São Luís. Há também um desenho esquemático de uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD).

De acordo com informações dos representantes do Nugeo, no Maranhão, existem cerca de 23 PCDs, que componentes das redes nacionais, geram produtos tais como: monitoramento de variáveis metereológicas de tempo e clima; previsão diária de tempo, mapas climáticos, entre outros. A finalidade desses produtos é atender demandas junto às instituições públicas e privadas.

É interessante destacar que os participantes da SNCT, ao visitar o estande do Nugeo, estão recebendo como brinde uma pasta e um estojo ecológico, feitos com material de banner de lona (napa). A produção dos brindes resultou de uma campanha de doação de banners em desuso, que obteve a adesão da comunidade acadêmica da UEMA.

Para mais informações sobre a programação da SNCT podem ser obtidas no site WWW.fapema.br.