Pesquisadores da Uema compartilham resultados de estudos no I Workshop da Rebax

Por em 31 de outubro de 2012

Realizado durante toda esta quarta-feira (31), no Hotel Premier, o I Workshop da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax) reuniu vários pesquisadores, entre os quais alunos e professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o propósito de compartilhar os resultados parciais obtidos neste primeiro ano de pesquisas desenvolvidas pelos membros da Rede.

A mesa de abertura do evento foi composta por Antônio Luís Amaral, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema); Francisca Neide Costa, diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA/Uema); Rita Seabra, diretora Científica da Fapema; Zafira Almeida, coordenadora da Rebax; e Raimundo Inácio Souza Araújo, vice-coordenador da Rede.

Em sua fala, o presidente da Fapema, Antônio Luís Amaral, destacou a importância da Rebax, que objetiva a formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação que contribuam para o desenvolvimento sustentável daquela região.

Por sua vez, a professora Zafira Almeida reiterou a relevância da Rede, e reforçou a necessidade de compartilhamento de resultados e a troca de informações entre os membros dos 12 projetos em andamento. “Afinal, os estudos são todos realizados na Baixada Maranhense e muitos são complementares. A reunião de trabalho é uma oportunidade para discutir os resultados parciais e juntar esforços para consolidar a Rede”, assegurou.

Além de pesquisadores da Uema, o workshop também contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

No período da manhã, 6 trabalhos foram apresentados, dando oportunidade para que os pesquisadores demonstrassem em 30 minutos o resumo de suas atividades e os resultados já alcançados neste primeiro ano. À tarde, a mesma dinâmica foi realizada com a apresentação de mais 6 projetos.

Projetos – O Edital de Apoio a Projetos para Formação da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax), lançado pela Fapema, contemplou, ao todo, 12 projetos, dos quais 8 são de pesquisadores da Uema. Entre estes, figura o da professora Francisca Neide Costa, que faz um Estudo da cadeia produtiva e da qualidade higiênico-sanitária das principais espécies de peixes nativos comercializadas em feiras e mercados de cinco municípios da Baixada Maranhense.

Realizado em parceria com pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o trabalho vai identificar os aspectos socioeconômicos, culturais, produtivos e higiênico-sanitário da pesca artesanal nos municípios de São Bento, São João Batista, São Vicente de Ferrer, Palmeirândia e Pinheiro.

Também fazem parte dos objetivos deste estudo: determinar as características microbiológicas dos peixes quanto à contagem de coliformes totais e termotolerantes; avaliar as características sensoriais de frescor dos peixes; caracterizar seus parâmetros físico-químicos; e determinar o valor calórico dos peixes e os parâmetros de composição nutricional.

Os outros pesquisadores da Uema com trabalhos aprovados na Rebax são: Alana Lislea de Sousa; Ana Clara Gomes dos Santos; Ana Lúcia Abreu Silva; Francisca Helena Muniz; Helder de Moraes Pereira; Ricardo de Macedo Chaves; e Zafira da Silva Almeida.