PNCSA promove Encontro Regional de Mapeamento Social

Por em 9 de outubro de 2012

Foi realizado, na manhã desta terça-feira (9), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o Encontro Regional do Projeto Mapeamento Social.

O evento se concretiza em um instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e devastação, visando à capacitação de povos e comunidades tradicionais do Maranhão. E é uma promoção do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), em parceria com o Grupo de Estudos Socioeconômicos da Amazônia (Gesea).

Na ocasião, houve um ciclo de debates entre pesquisadores e lideranças comunitárias do Estado acerca da temática “cartografia social, afirmação identitária e saberes dos povos e comunidades tradicionais”.

De acordo com o professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e coordenador geral do Projeto Nova Cartografia Social, Alfredo Wagner Berno de Almeida, a relação entre saberes tradicionais e científicos é fundamentalmente importante para a compreensão das práticas e fazeres desses povos, em meio às constantes ameaças dos grandes empreendimentos, que são as molas propulsoras do sistema capitalista.

“Estamos vivendo um momento de grandes transformações sociais no país, com reformas nas codificações legislativas, que impactam diretamente, por exemplo, as populações tradicionais. Daí a importância de se compreender as práticas e os fazeres desses povos, através da vinculação entre saberes tradicionais e científicos, pois não existe ciência sem vida social”, afirmou.

A respeito do estabelecimento de vínculo permanente entre povos tradicionais e as universidades, a representante das quebradeiras de coco babaçu do município de Imperatriz, Maria Querubina Neta, afirmou que “precisamos fazer alguma coisa para que haja a manutenção da tradição nas comunidades, e contamos com a participação das universidades para lutar contra a cooptação imposta pelos grandes empreendimentos”, ressaltou.

Além das discussões sobre os impactos oriundos do desmatamento e da devastação, houve ainda o lançamento da coletânea “Quilombolas: reivindicações e judicialização dos conflitos”, organizada pelo professor Alfredo Wagner de Almeida.

A obra é fruto das pesquisas dos integrantes do PCNSA e do Gesea, contando também com artigos produzidos por lideranças de povos e comunidades tradicionais de diversos municípios do Maranhão.